O poeta como arquivista: impressões da Enciclopédia visual de Wlademir Dias-Pino
Resumo
Este trabalho ancora-se na importância da obra Enciclopédia visual, de Wlademir Dias-Pino, e no caráter exclusivo dessa obra, por ser constituída por uma coleção formada por um grande arquivo de imagens. Ademais, trata-se da atividade de um autor que é um dos pioneiros da poesia visual no Brasil, mas que permanece pouco estudado e difundido. Para tanto, busca-se partir do produto de uma prática de arquivamento que, sendo subjetiva, re-define tanto o mister de poeta quanto uma ideia da instituição de um arquivo propriamente dito. Pretende-se apresentar impressões desta Enciclopédia visual como proposta de um arquivo em processo, em que se pode vislumbrar a compulsão arquivística, sustentada pelo desejo (auto)biográfico na construção de uma imagem de si, concomitante à constituição das figuras de um poeta-arquivista, colecionador/enciclopedista.
Abstract
This paper is supported in the importance of the work Enciclopédia visual, by Wlademir Dias-Pino, and in the exclusive character of this work, to be constituted of a collection of a large images archive. Therefore, it is an activity of an author who is one of the pioneers of visual poetry in Brazil, but it is not so much studied and spreaded. By the way, we search to begin from the product of a practice of filing in which, being subjective, redefine as much as the art of poet and the idea of institution of an archive. We intend to present impressions of this Enciclopédia visual as a proposal of an archive in process, in which it is possible to achieve the archival compulsion, supported for an (auto)biographical desire of a construction of an image by himself, concomitant of a constitution of figures of an archivist poet, collector/encyclopedist.