JANELAS VIRTUAIS E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Hermínia Maria Martins Lima Silveira Centro Pedagógico UFMG
  • Rosane Cássia Santos e Campos Centro Pedagógico UFMG

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Práticas Pedagógicas, Língua Portuguesa

Resumo

Este texto apresenta o trabalho de docência compartilhada, entre professoras de português do 5º ano escolar, durante os processos de trocas e de conhecimentos de uma realidade virtual que se impunha à educação, no momento em que o mundo se viu às voltas sobre que rumos a vida tomaria quando se instauraram o isolamento social e as medidas para contenção da pandemia. Fazia-se necessário que currículos e metodologias fossem adaptados para o ensino remoto. Era urgente conquistar a confiança de famílias e, especialmente, de crianças, para que os recursos tecnológicos passassem de companheiros de lazer, de acesso a redes sociais, a tecnologias imprescindíveis para o acompanhamento escolar. Saímos do presencial para o virtual e janelas foram abertas ou não. A leitura e o mundo dos saberes, das palavras, se fizeram presente. Com todos os desafios impostos, as janelas da literatura se abriram, fossem elas janelas virtuais ou janelas da alma. A sensibilidade se aflorou em gincanas literárias, na escrita de narrativas, em contação de histórias, acreditando que ali estariam linguístico, cultural, social e, (por que não dizer?) pessoal. Frutos da plataforma Árvore de livros foram colhidos, a comunicação se fez por página de diário, por outros gêneros e por momentos em que a fantasia deu lugar à fuga de um mundo de aprendizagens individuais e solitárias,
mas também solidárias. Este é o trabalho: apresentar um pouco do fazer docente de língua portuguesa para o quinto ano no Ensino Fundamental, em janelas virtuais que se abriam para as possibilidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermínia Maria Martins Lima Silveira, Centro Pedagógico UFMG

Docente do Núcleo de Letras da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG.

 

Rosane Cássia Santos e Campos, Centro Pedagógico UFMG

Docente do Núcleo de Letras da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Edição

Seção

Artigos Científicos