PRECISAMOS DE AFETO PARA (RE)ENCONTRAR O FIO DA MEADA

Autores

  • Juliana Batista Faria Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Rafaela Correia Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Denise Alves de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Diogo Alves de Faria Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renata Alves Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roselene Alves Amâncio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Warley Machado Correia Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Afetividade, Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este texto é fruto de um trabalho investigativo-formativo que se encontra em andamento, sendo realizado por docentes de Matemática do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais. Inspirados pela experiência de uma das professoras com a “Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas” (SUAREZ, 2011), os autores desenvolveram um processo de escrita de narrativas sobre suas experiências pedagógicas com o Ensino Remoto Emergencial e refletiram coletivamente sobre elas. O texto narra, em primeira pessoa do plural, os primeiros movimentos dessa experiência de “pesquisa-formação” (PASSEGGI, 2016) entre pares, trazendo à tona uma das lições tecidas por docentes de Matemática que, diante do desafio de vivenciar a escola no contexto da pandemia da Covid-19, reconstruíram sentidos para o pensar, o sentir, o fazer e o ser docentes da educação básica. “Precisamos de afeto para (re)encontrar o fio da meada” é uma lição que condensa vários sentidos importantes para os autores em torno da temática da afetividade na docência. O artigo é a primeira produção compartilhada pelo grupo, em que os autores construíram um modo de contar o que lhes aconteceu desde o início da pandemia e como foram percebendo o afeto como uma necessidade da docência (e da vida).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Batista Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – E-mail: julianabatista@ufmg.br.

Ana Rafaela Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: anarafaelacf@cp.ufmg.br.

Denise Alves de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional e Coordenadora do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: denisearaujo@ufmg.br.

Diogo Alves de Faria Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação, Professor de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: diogofaria@ufmg.br.

Renata Alves Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: renata-mat@ufmg.br.

Roselene Alves Amâncio, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ensino de Matemática, Doutoranda em Educação, Professora de Matemática, Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: roseleneamancio@ufmg.br.

Warley Machado Correia, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação, Professor de Matemática, Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: warleymc@ufmg.br.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Edição

Seção

Artigos Científicos