PRECISAMOS DE AFETO PARA (RE)ENCONTRAR O FIO DA MEADA

Autores

  • Juliana Batista Faria Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Rafaela Correia Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Denise Alves de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Diogo Alves de Faria Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renata Alves Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roselene Alves Amâncio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Warley Machado Correia Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Afetividade, Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este texto é fruto de um trabalho investigativo-formativo que se encontra em andamento, sendo realizado por docentes de Matemática do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais. Inspirados pela experiência de uma das professoras com a “Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas” (SUAREZ, 2011), os autores desenvolveram um processo de escrita de narrativas sobre suas experiências pedagógicas com o Ensino Remoto Emergencial e refletiram coletivamente sobre elas. O texto narra, em primeira pessoa do plural, os primeiros movimentos dessa experiência de “pesquisa-formação” (PASSEGGI, 2016) entre pares, trazendo à tona uma das lições tecidas por docentes de Matemática que, diante do desafio de vivenciar a escola no contexto da pandemia da Covid-19, reconstruíram sentidos para o pensar, o sentir, o fazer e o ser docentes da educação básica. “Precisamos de afeto para (re)encontrar o fio da meada” é uma lição que condensa vários sentidos importantes para os autores em torno da temática da afetividade na docência. O artigo é a primeira produção compartilhada pelo grupo, em que os autores construíram um modo de contar o que lhes aconteceu desde o início da pandemia e como foram percebendo o afeto como uma necessidade da docência (e da vida).

Biografia do Autor

  • Juliana Batista Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação, Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – E-mail: julianabatista@ufmg.br.

  • Ana Rafaela Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação, Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: anarafaelacf@cp.ufmg.br.

  • Denise Alves de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação, Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional e Coordenadora do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: denisearaujo@ufmg.br.

  • Diogo Alves de Faria Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Educação, Professor de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: diogofaria@ufmg.br.

  • Renata Alves Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação, Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: renata-mat@ufmg.br.

  • Roselene Alves Amâncio, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Ensino de Matemática, Doutoranda em Educação, Professora de Matemática, Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: roseleneamancio@ufmg.br.

  • Warley Machado Correia, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Educação, Professor de Matemática, Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – E-mail: warleymc@ufmg.br.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Edição

Seção

Artigos Científicos