PALCO ABERTO DO CP/UFMG: UM CONVITE À EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA EM DISTANCIAMENTO FÍSICO

Autores

  • Evandro Menezes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Liana Lobo
  • Paulo Henrique Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Silvia Amélia Souza
  • Roberson Nunes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlaina Roriz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sâmara Santana Universidade Federal de Minas Gerais
  • Claudio Emanuel Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruno Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kami Soares Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Arte, Cultura Escolar, Palco Aberto Online

Resumo

O presente artigo apresenta o Palco Aberto, evento organizado pelo Programa de Extensão Encontros com Arte, do Núcleo de Arte do Centro Pedagógico da UFMG, com foco nas edições realizadas no contexto da pandemia da Covid-19: o Palco Aberto #Em Casa, em 2020, e o Palco Aberto Cenários, em 2021. Pretende-se explanar sobre a adaptação do evento para o formato on-line, considerando a participação da comunidade escolar ingressa e egressa, a repercussão do evento na comunidade universitária e os desdobramentos do Palco Aberto nas duas edições citadas. Por via da restruturação do evento para que ele pudesse aproximar pessoas em distanciamento físico, o artigo aponta sobre formas de promover conexões por meio do fazer e da apreciação artística, de modo a dar visibilidade às inúmeras formas de expressão artística e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Menezes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Música. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes/UFMG. Professor de Música do Núcleo de Arte do Centro Pedagógico – CP/UFMG E-mail: evandrocpufmg@gmail.com

Liana Lobo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência da FaE/UFMG. Professora de Cinema e Audiovisual no Núcleo de Arte do Centro Pedagógico - CP/UFMG. E-mail: lianalobobap@hotmail.com

Paulo Henrique Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela FaE/UFMG – linha de História da Educação. Professor de Música do Núcleo de Arte do Centro Pedagógico – CP/UFMG E-mail: phpity84@yahoo.com.br

Silvia Amélia Souza

Mestre em Tecnologia da Imagem pela EBA/ UFMG. Professora de Artes Visuais/ Audiovisuais no Núcleo de Arte do Centro Pedagógico - CP/UFMG. E-mail: silviaameliaufmg@gmail.com

Roberson Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários/UFMG. Professor de Teatro do Núcleo de Arte do Centro Pedagógico – CP/UFMG. E-mail: robersonunes@gmail.com

Marlaina Roriz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Arte pelo Programa Arte e Tecnologia da Imagem pela EBA/UFMG. Professora de Dança do Núcleo de Arte do CP/UFMG.Email: mfroriz@hotmail.com

Sâmara Santana, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela EBA/UFMG. Professora de Artes Visuais do Núcleo de Arte do CP/UFMG. Email: netsocs@gmail.com

Claudio Emanuel Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pelo Programa Conhecimento e Inclusão da FaE/UFMG. Professor de Artes Integradas do Núcleo de Arte do Centro Pedagógico – CP/UFMG. E-mail: claudioes23@gmail.com

Bruno Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Ex-bolsista (PBEXT) do Programa Encontros com Arte. Graduando da Licenciatura em Teatro – EBA/UFMG. E-mail: obrunoaguiar97@gmail.com. 

Kami Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Ex-bolsista (PBEXT) do Programa Encontros com Arte. Graduanda do Bacharelado em Teatro – EBA/UFMG. E-mail: kamillasoares@ufmg.br. 

Downloads

Publicado

2022-11-17

Edição

Seção

Artigos Científicos