A EXPERIÊNCIA DE COORDENAR O PROGRAMA IMERSÃO DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Anna Paula Passini e Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Batista Faria Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisa Sampaio de Faria Universidade Federal de Minas Gerais
  • Evandro Carvalho de Menezes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Programa Imersão Docente, Ensino Remoto Emergencial, Formação Docente

Resumo

Este texto apresenta reflexões tecidas pelo movimento de narrar experiências vivenciadas em 2020, no contexto do Ensino Remoto Emergencial, pela equipe de coordenação geral do Programa Imersão Docente do Centro Pedagógico (CP) da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Programa Imersão Docente (PID) destina-se à formação de estudantes das licenciaturas e outros cursos da UFMG que formam profissionais para atuar na educação, por meio de sua imersão em uma escola de ensino fundamental, com o exercício de atividades integradas ao cotidiano da mesma e com a vivência de tempos e espaços que promovem a reflexão coletiva sobre essas atividades. A coordenação geral do programa é feita por uma equipe constituída por dois docentes e uma técnica em assuntos educacionais que atuam no Setor de Formação Docente e Profissional do CP. No ano de 2020, a equipe também contava com uma estudante de licenciatura que era bolsista desse setor. No cenário da pandemia da Covid-19, as experiências relatadas no texto transitam entre os movimentos que possibilitaram a produção do novo documento institucional (CENTRO PEDAGÓGICO, 2020) do PID e a coordenação de encontros que, inspirados na “Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas” (SUÁREZ, 2011), propiciaram que os participantes do PID pudessem escrever, ler e conversar sobre suas “experiências de formação” (FARIA, 2018). Entre as reflexões apresentadas, os autores destacam a importância dos movimentos de parar, respirar, narrar e refletir sobre suas práticas e o potencial das narrativas para promover processos reflexivos na formação inicial docente.

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Biografia do Autor

Anna Paula Passini e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Licenciatura em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), E-mail: annapassini@ufmg.br

Juliana Batista Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-doutoranda no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), E-mail: julianabatista@ufmg.br

Elisa Sampaio de Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, técnica em assuntos educacionais, coordenadora da formação geral de monitores do Programa Imersão Docente, subcoordenadora do Setor de Formação Docente e Profissional e subcoordenadora do Programa de Estágios do Centro Pedagógico, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: elisasampaiodefaria@ufmg.br.

Evandro Carvalho de Menezes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Música, Professor de Arte/Música, Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. E-mail: evandrocpufmg@gmail.com

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Publicado

2022-11-17

Edição

Seção

Artigos Científicos