POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Flávia Helena Pontes Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Karine de Assis Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação Inicial, Prática Docente, Reflexividade

Resumo

O objetivo deste texto é compartilhar o processo reflexivo ocorrido, a partir de uma reunião de orientação entre uma monitora participante do Projeto de Imersão Docente e sua orientadora, tendo em vista as contribuições do processo de observação, de registro, de reflexividade e autoria para a formação docente. O que suscitou esta reflexão ocorreu durante uma reunião de orientação semanal, a partir de um comentário feito pela monitora - que nos pareceu despretensioso, à primeira vista - de que uma das aulas que ela havia observado teria sido rápida. Ao lançarmos uma percepção mais apurada para o comentário verbalizado, “a aula de Matemática foi rápida” buscamos descobrir, inicialmente, o que o comentário escondia, e também revelava, do ponto de vista da prática pedagógica e da aprendizagem de estratégias didáticas, no contexto da formação docente. Ao longo do processo de orientação, sucessivas perguntas foram feitas para conhecer o contexto das aulas, contrapondo os possíveis objetivos das professoras e as possibilidades para conhecer elementos da prática docente. A observação e o registro possibilitaram potencializar o processo reflexivo sobre o que foi vivido na perspectiva dos sujeitos docentes autores. Consideramos que a produção do presente texto funcionou, na perspectiva da reflexividade, como um dispositivo para a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Helena Pontes Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Professora do Primeiro Ciclo de Formação Humana da Escola de Educação Básica e Profissional Centro Pedagógico (EBAP/CP/UFMG), E-mail: flavelena@ufmg.br.

Karine de Assis Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante do Curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista do Programa de Imersão Docente da Escola de Educação Básica e Profissional Centro Pedagógico (EBAP/CP/UFMG), E-mail: karineaf@ufmg.br.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Edição

Seção

Artigos Científicos