POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Palavras-chave:
Formação Inicial, Prática Docente, ReflexividadeResumo
O objetivo deste texto é compartilhar o processo reflexivo ocorrido, a partir de uma reunião de orientação entre uma monitora participante do Projeto de Imersão Docente e sua orientadora, tendo em vista as contribuições do processo de observação, de registro, de reflexividade e autoria para a formação docente. O que suscitou esta reflexão ocorreu durante uma reunião de orientação semanal, a partir de um comentário feito pela monitora - que nos pareceu despretensioso, à primeira vista - de que uma das aulas que ela havia observado teria sido rápida. Ao lançarmos uma percepção mais apurada para o comentário verbalizado, “a aula de Matemática foi rápida” buscamos descobrir, inicialmente, o que o comentário escondia, e também revelava, do ponto de vista da prática pedagógica e da aprendizagem de estratégias didáticas, no contexto da formação docente. Ao longo do processo de orientação, sucessivas perguntas foram feitas para conhecer o contexto das aulas, contrapondo os possíveis objetivos das professoras e as possibilidades para conhecer elementos da prática docente. A observação e o registro possibilitaram potencializar o processo reflexivo sobre o que foi vivido na perspectiva dos sujeitos docentes autores. Consideramos que a produção do presente texto funcionou, na perspectiva da reflexividade, como um dispositivo para a formação docente.