GESTÃO ESCOLAR NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG E UM CONVITE À PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

  • Marcos Sala Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Profissionalização, Colégio de Aplicação

Resumo

A partir da experiência como vice-diretor e diretor do Centro Pedagógico da UFMG, este relato busca trazer algumas reflexões preliminares a respeito das condições de trabalho dos professores que decidem contribuir na gestão escolar deste Colégio de Aplicação em específico, mas que podem ser transpostas para outras realidades. O texto busca relatar, em linhas gerais, o cenário que se apresenta aos gestores, para em seguida apontar a necessidade de haver investimentos prévios em preparo técnico, e também durante a gestão, considerando as diversas variáveis que envolvem a gestão escolar, especialmente para que haja embasamento para se dialogar com as especificidades de cada setor e cada profissional. A ausência de abordagens acadêmicas dessa natureza durante a formação da maior parte dos docentes, com o consequente despreparo para este trabalho, constitui um problema que torna o desenvolvimento institucional mais lento, ou mesmo o condicionamento de ocupação de cargos de gestão por profissionais com formações acadêmicas específicas. Reforça-se, no entanto, que mesmo com esses desafios, entende-se que a gestão escolar deve ser feita pelos próprios professores da Instituição - os quais possuem vínculos e compromissos de longo prazo -, sem que haja intervenções ou ingerências externas.

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Biografia do Autor

Marcos Sala, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado, Especialista, Mestre e Doutor em Geografia. Vice-Diretor em 2019-2020 e Diretor do Centro Pedagógico em 2021-2022. Correio eletrônico: marcossala@geo.igc.ufmg.br

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Publicado

2022-11-17

Edição

Seção

Artigos Científicos