IMPLANTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIALNA PERSPECTIVA DE DOCENTES E ESTUDANTES
Keywords:
Ensino Remoto, Tecnologias Digitais, Indicadores de avaliaçãoAbstract
Esse artigo resulta da pesquisa intitulada ‘Indicadores de avaliação do Ensino Remoto Emergencial em uma escola pública brasileira durante a pandemia de Covid-19’ (FERREIRA; MATOS; SILVEIRA, 2022), e apresenta como objetivo analisar a implantação da modalidade remota emergencial na perspectiva de docentes e estudantes de uma escola pública federal de Ensino Fundamental. A pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolveu um instrumento com indicadores para avaliar, institucionalmente, a proposta de organização e oferta do ensino remoto emergencial, do ponto de vista dos diferentes sujeitos da escola. Esse instrumento foi transformado num questionário on-line e enviado aos 64 docentes e às 440 famílias de estudantes, ao final do ano letivo de 2021, para a avaliação da percepção desses sujeitos sobre o ERE. No caso das famílias, o questionário sugeria que as questões fossem respondidas em conjunto por estudantes e responsáveis. O questionário foi respondido por 23 docentes (5 do primeiro ciclo, 9 do segundo ciclo e 9 do terceiro ciclo, aproximadamente 36% dos docentes da escola) e por 144 famílias/estudantes (61 do primeiro ciclo, 40 do segundo ciclo e 43 do terceiro ciclo, cerca de 33% do total de familiares). A análise das afirmações indica que o uso de tecnologia, a aproximação entre família e escola, a realização de atividades complementares e a continuidade da inserção tecnológica são temas relevantes quanto ao aproveitamento de experiências do ensino remoto emergencial no ensino presencial.