CAMINHOS HISTÓRICOS: A APROPRIAÇÃO DO PASSADO E PRÁTICAS NARRATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Thamires da Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daiane Dias da Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ruana Priscila da Silva Brito Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Literacia Histórica, Letramento Histórico, Apropriação do Conhecimento Histórico, Ensino de História

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a apropriação (SMOLKA, 2000) dos saberes que são traçados em sala de aula, por estudantes do 1° ano e dos 7°, 8° e 9° anos, para que sejam capazes de estabelecer ligações com sua orientação existencial e prática cotidiana de acordo com o conceito de letramento histórico (DE LIMA; KOCHHANN, 2023) mediado pela literacia histórica (LEE, 2006). Para isso, foram analisadas duas propostas pedagógicas, desenvolvidas por licenciandas em História e participantes de um programa de formação docente. O trabalho possui uma abordagem qualitativa e contou com a observação participante como instrumento metodológico. As atividades analisadas aconteceram durante aulas da disciplina Grupo de Trabalho Diversificado (GTD), em uma escola de aplicação do estado de Minas Gerais. As aulas foram ministradas por duas professoras em formação com as seguintes temáticas “Mitologia Egípcia: uma jornada pelos mistérios do Egito Antigo” e “Entre a vida e a morte: narrativas da Segunda Guerra Mundial”. Nesse sentido, o objetivo não consiste em esgotar a discussão nem propor soluções universais para o ensino de História em diferentes contextos educacionais, mas refletir sobre o papel da imaginação, da participação ativa dos e das estudantes e da construção de vínculos entre passado e presente, a fim de promover a formação cidadã e o desenvolvimento do senso crítico dos/as estudantes Ensino Fundamental.

Biografía del autor/a

  • Thamires da Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda de Licenciatura em História - UFMG

  • Daiane Dias da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda de Licenciatura em História - UFMG

  • Ruana Priscila da Silva Brito, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação (FaE/UFMG), professora do Centro Pedagógico - UFMG

Publicado

2025-07-11