CAMINHOS HISTÓRICOS: A APROPRIAÇÃO DO PASSADO E PRÁTICAS NARRATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Literacia Histórica, Letramento Histórico, Apropriação do Conhecimento Histórico, Ensino de HistóriaResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a apropriação (SMOLKA, 2000) dos saberes que são traçados em sala de aula, por estudantes do 1° ano e dos 7°, 8° e 9° anos, para que sejam capazes de estabelecer ligações com sua orientação existencial e prática cotidiana de acordo com o conceito de letramento histórico (DE LIMA; KOCHHANN, 2023) mediado pela literacia histórica (LEE, 2006). Para isso, foram analisadas duas propostas pedagógicas, desenvolvidas por licenciandas em História e participantes de um programa de formação docente. O trabalho possui uma abordagem qualitativa e contou com a observação participante como instrumento metodológico. As atividades analisadas aconteceram durante aulas da disciplina Grupo de Trabalho Diversificado (GTD), em uma escola de aplicação do estado de Minas Gerais. As aulas foram ministradas por duas professoras em formação com as seguintes temáticas “Mitologia Egípcia: uma jornada pelos mistérios do Egito Antigo” e “Entre a vida e a morte: narrativas da Segunda Guerra Mundial”. Nesse sentido, o objetivo não consiste em esgotar a discussão nem propor soluções universais para o ensino de História em diferentes contextos educacionais, mas refletir sobre o papel da imaginação, da participação ativa dos e das estudantes e da construção de vínculos entre passado e presente, a fim de promover a formação cidadã e o desenvolvimento do senso crítico dos/as estudantes Ensino Fundamental.