FOMENTANDO A AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Luiza Chaves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcilene Andrade Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raika Aleme Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Tecnologia, Mobile Learning

Resumo

Este artigo é fruto de um projeto de ação desenvolvido no curso de Especialização em Residência Docente do Centro Pedagógico da UFMG e aplicado em uma escola municipal de Belo Horizonte. Como metodologia, propusemos atividades baseadas nos conceitos de Mobile Learning (Valentin, 2009; Quinn, 2011; Moura, 2012) e de pedagogias colaborativas (Bittencourt, 2004), aplicadas ao ensino de Inglês. Nosso objetivo foi usar ferramentas interativas a fim de ampliar a autonomia na aprendizagem estudantil, o que não se resumiu no uso da tecnologia em si, com o intuito de apenas “abrilhantar” as aulas e torná-las mais atrativas. Escolhemos temas pertinentes à faixa etária dos estudantes, e, ademais, estabelecemos metas definidas, fizemos orientações e feedbacks frequentes. Acreditamos que, como resultado, contribuímos para melhorar o quadro de desmotivação dos aprendizes ao aumentar o contato, antes insuficiente, com o uso real do Inglês.

Biografia do Autor

  • Luiza Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutorado e Mestrado em Letras, na linha de pesquisa Literatura, História e Memória Cultural, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Máster Universitario en Linguística Aplicada a la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (Universidad Europea del Atlántico - UNEATLANTICO, Santander/España). Professora de Língua Espanhola do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Marcilene Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

    Especialista em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica. Professora de Língua Inglesa da rede municipal de ensino de Belo Horizonte- MG.

  • Raika Aleme, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Teaching English to Speakers of Other Languages pela Indiana University of Pennsylvania, EUA - revalidado como equivalente ao Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB). Professora de Língua Inglesa do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), Belo Horizonte - MG.

Downloads

Publicado

2025-07-11