CAMINHOS E DESCAMINHOS DA IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: O CASO DO CENTRO PEDAGÓGICODA UFMG
Palavras-chave:
Colégio de aplicação, Tempo integral, Gestão escolarResumo
O presente trabalho busca trazer elementos introdutórios para a avaliação da trajetória do Centro Pedagógico (CP) da UFMG enquanto escola em tempo integral. Passados pouco mais de dez anos desde a implementação deste regime, avalia-se que houve expressivos avanços na organização dos tempos e espaços escolares, bem como na elaboração, organização e cumprimento do currículo; no entanto, diversos desafios, especialmente em decorrência de seu limbo existencial, tornam a manutenção desse regime um grande desafio, como prover a escola de profissionais capacitados para gerir o cotidiano, obter recursos para investimentos em infraestrutura, dentre várias outras demandas. A metodologia utilizada foi o relato de experiência, devido à inserção do autor no contexto debatido. Os resultados obtidos foram a constatação de que, ao se considerar apenas o IDEB como critério, não é possível perceber avanços importantes na aprendizagem dos estudantes em função da adoção do tempo integral, e a precarização relativamente recente do CP e dos demais colégios de aplicação em questões orçamentárias levaram a uma interrupção no processo de crescimento que vinha ocorrendo até então. O trabalho termina apontando alguns elementos para encaminhamento do fim do tempo integral, a não ser que haja investimentos significativos em infraestrutura e capital humano para atendimento digno aos estudantes, e viabilização do trabalho docente em condições de trabalho adequadas.