AULA DE PORTUGUÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL: REVELANDO SEGREDOS E CRIANDO HISTÓRIAS
Keywords:
Letramento Literário, Aula de português, Educação BásicaAbstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar ações de leitura literária e de escrita compartilhada de um audiobook, desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa, com turmas do Segundo Ciclo de Formação Humana, no Centro Pedagógico (CP), colégio de aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As atividades foram iniciadas no quarto ano escolar, primeiro ano do Segundo Ciclo de Formação Humana, em 2020, durante a pandemia de COVID/19, e concluídas em 2022, com a gravação das histórias pelas crianças. A partir da obra “Até as princesas soltam pum” de Ilan Brenman (autor) e Ionit Zilberman (ilustrador), as crianças, assumiram o papel de detetives literários, analisando os elementos paratextuais da obra e produzindo hipóteses sobre o enredo da história. Os/as estudantes mostraram-se surpresas com a ideia de que as princesas não são apenas princesas, elas podem ser o que desejam e podem fazer coisas que até então só eram pensadas para “pessoas comuns”. Depois da leitura e da roda de conversa sobre a obra, partiu-se para a fase de escrita coletiva do que chamaríamos de “O segredo secreto das princesas”. Durante o processo, foi possível verificar o interesse das crianças em participar da realização das atividades na medida em que elas iam se percebendo autoras de textos. Compreendemos que este trabalho contribuiu e contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento de aspectos como cooperatividade, reconhecimento de elementos de textualidade, de leitura de comando, de construção de narrativa e de reconhecimento dos seus elementos (tempo, espaço, enredo, personagens e narrador), e, claro, imaginação.