GESTÃO ESCOLAR: UM DIÁLOGO EM ABERTO

Authors

  • Tânia Gebara Universidade Federal de Minas Gerais
  • Evaldo Balbino Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Diálogo aberto, Gestão democrática, Gestão Escolar

Abstract

Quando falamos de gestão escolar como “diálogo em aberto”, estamos entrando numa abordagem mais horizontal, democrática e centrada na escuta ativa dentro da escola. Isso é especialmente importante (e desafiador) em escolas com estrutura organizacional complexa, onde há muitos atores, setores e níveis de tomada de decisão. O diálogo em aberto numa gestão escolar baseia-se na postura gestora que não se fecha em si mesma, em reuniões entre diretores e coordenadores apenas. Essa abertura ocorre quando abrimos espaços reais de fala e escuta, processos esses em que professores, alunos, famílias, funcionários e comunidade externa têm voz ativa — e mais do que isso, têm influência real nas decisões da escola.

Author Biographies

  • Tânia Gebara, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora, Professora, Centro Pedagógico da UFMG – (CP-UFMG)

  • Evaldo Balbino, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor, Professor, Centro Pedagógico da UFMG – (CP-UFMG)

Published

2025-07-11