ANDAR NAS NUVENS: O ENCANTAMENTO LITERÁRIO COMO MEDIDA DE INCENTIVO À LEITURA
Keywords:
Emoções, Criatividade, LiteraturaAbstract
A literatura é encantamento, é imaginação, é possibilidade de conhecer a si mesmo e ao mundo que nos cerca. Incentivar a leitura no terceiro ciclo do ensino fundamental só é possível a partir do momento em que os alunos apresentam uma resposta positiva à proposta literária. Para isso, é necessário que a obra seja atraente, encante, transporte para o mundo da imaginação e traga emoções e vivências que se aproximam do cotidiano do aluno. “A princesa e o pescador de nuvens” é essa obra, que nos permitiu uma aproximação com os alunos do 7º ano da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo, criando um vínculo de confiança e empatia. Durante os círculos de leitura, pausas literárias exploraram a veia criativa de cada participante e contribuíram para discussões sobre emoções, sentimentos e sonhos. Durante nossa aventura, os alunos mostraram-se interessados em saber os passos da princesa e em qual aventura ela se envolveria. A cada atividade desenvolvida, ansiavam o retorno, curiosos, em saber qual havia sido a receptividade da professora para o material produzido. No fim da jornada, os alunos queriam mais, queriam conhecer outras obras e começar novos projetos literários. E mais do que isso, um elo professor-aluno foi construindo e as relações interpessoais em sala de aula se tornaram relações baseadas no respeito e na empatia.