“LITERATURA PARA QUÊ?”: Os desafios do ensino de literatura no ensino fundamental II e estratégias para seu ensino

Autores

  • Natasja Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Estratégias de ensino

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa abordar desafios enfrentados pelos professores no ensino de literatura nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental II e explorar estratégias para desenvolver o aspecto "leitor" nos alunos, promovendo a compreensão da importância da literatura em sua formação escolar. Será proposto um trabalho de ensino de literatura que faça um panorama de narrativas poéticas clássicas, utilizando adaptações de obras como "A Odisseia" e "A Ilíada", de Ruth Rocha, para instigar o interesse e a compreensão dos alunos. A metodologia adotada será qualitativa, considerando os estudos teóricos de especialistas na área, como Marisa Lajolo e Regina Zilberman e, além disso, serão observados e analisados os documentos normativos que orientam o ensino de língua portuguesa, como a BNCC e o Currículo Paulista, mais especificamente o Currículo em Ação de Língua Portuguesa dos anos finais. Os objetivos específicos incluem a observação e análise das propostas pedagógicas de ensino de literatura, analisar estratégias pedagógicas para promoção do interesse dos estudantes em práticas de leitura, explorar a relação entre literatura e desenvolvimento de habilidades, e examinar o papel da literatura na compreensão da diversidade humana.

Biografia do Autor

  • Natasja Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

    Especialista em Língua Portuguesa, UFMG.

Downloads

Publicado

2025-07-11