A PÁGINA E A TELA: EXPLORANDO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Palavras-chave:
Literatura, Cinema, Público JuvenilResumo
Este artigo aborda a integração da literatura e cinema como estratégia didática no Ensino Fundamental II, a partir da análise de uma proposta didática ministrada em turmas de 9º ano da Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém, em Contagem-MG, com o objetivo de estimular a formação de leitores literários (Lajolo; Zilberman, 2019) e de espectadores (Eiterer, 2008), além de promover círculos de pertencimento cognitivos e afetivos (Petit, 2009), considerando a literatura como necessidade universal e direito humano (Cândido, 2011). O trabalho justificou-se pelo desenvolvimento de práticas de letramento literário (Paulino; Cosson, 2009) na escola. A proposta baseou-se no estudo da estrutura composicional e da temática do livro e do filme As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky, a qual possibilitou pelo uso das duas mídias explorar recursos intertextuais, interdiscursivos e intersemióticos (Santaella, 1983). Entre as atividades realizadas, destacaram-se o círculo de leitura (Cosson, 2021) com pausa protocolada (Dell’Isola, 2001) e o estudo da construção das narrativas literária e audiovisual, com destaque para as estratégias de composição cinematográficas (Duarte, 2002). Os resultados apresentados apontam para a transformação pelos jovens do ato de ler e de ver filmes em fruição estética, ética e intersemiótica e também para a construção de identidade e de círculos de pertencimento mais amplos. Assim, o trabalho reforçou a importância de práticas pedagógicas que promovam a literatura e o cinema como ferramentas para a formação crítica, estética e humana dos alunos.