PERCEPÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palabras clave:
Educação Física Escolar, Relações de gênero e sexualidade, Disciplinarização dos corposResumen
O artigo é resultado de uma pesquisa realizada em um curso de especialização em que se pesquisou adolescentes de Ensino Médio de uma escola pública estadual. Foram entrevistados dez estudantes, meninos e meninas, sobre como se dão as suas vivências na escola e sua participação nas aulas de Educação Física em sua interface com as dinâmicas interpostas pelas relações do sistema sexo-gênero. As respostas foram analisadas a partir das contribuições foucaultianas da análise do discurso em que foram encontrados os efeitos de como as normas de gênero atravessam as relações de gênero e sexualidade no cotidiano das aulas de educação física. Sugere-se, portanto, que a escola, especialmente os professores da disciplina, venham a desenvolver programas e projetos que combatam as desigualdades e os preconceitos ao promoverem relações de gênero e sexualidade mais simétricas e equânimes.