PERCEPÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • William Pereira dos Santos Junior Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais
  • Paulo Henrique de Queiroz Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Educação Física Escolar, Relações de gênero e sexualidade, Disciplinarização dos corpos

Resumen

O artigo é resultado de uma pesquisa realizada em um curso de especialização em que se pesquisou adolescentes de Ensino Médio de uma escola pública estadual. Foram entrevistados dez estudantes, meninos e meninas, sobre como se dão as suas vivências na escola e sua participação nas aulas de Educação Física em sua interface com as dinâmicas interpostas pelas relações do sistema sexo-gênero. As respostas foram analisadas a partir das contribuições foucaultianas da análise do discurso em que foram encontrados os efeitos de como as normas de gênero atravessam as relações de gênero e sexualidade no cotidiano das aulas de educação física. Sugere-se, portanto, que a escola, especialmente os professores da disciplina, venham a desenvolver programas e projetos que combatam as desigualdades e os preconceitos ao promoverem relações de gênero e sexualidade mais simétricas e equânimes.

Biografía del autor/a

  • William Pereira dos Santos Junior, Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais

     Licenciado em Educação Física pela Estácio, especialista em Educação Física Escolar pela UFMG, professor da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais como professor de Educação Física. E-mail: wjpaiva06@gmail.com 

  • Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Licenciado em Filosofia pela UECE, mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG em que dá aula de Filosofia da Educação, professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: Mestrado Profissional em Educação e Docência/PROMESTRE, orientando pesquisas em diversidade sexual e de gênero. E-mail: pauloqn@yahoo.com.br

Publicado

2025-12-12