A TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DENTRO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Inclusão, Educação inclusiva no ensino superior, Estudantes com Transtorno Espectro Autista (TEA)Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar fragmentos da minha trajetória como estudante autista no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais. A metodologia usada foi a produção de uma Autoetnografia, em que revisitei algumas de minhas memórias, no intuito de possibilitar algumas reflexões sobre o processo de educação inclusiva no ensino superior. A expectativa é que essa investigação possa ampliar os olhares de professores e estudantes do ensino superior sobre o autismo, de modo a favorecer uma melhor compreensão acerca das diferenças existentes no processo de ensino e aprendizagem que constitui o universo das pessoas com Transtorno de Espectro Autista. E, dessa forma, contribuir para com a ampliação das possibilidades de garantia do exercício do direito das pessoas autistas no contexto universitário. Como conclusão, observei a importância do Estágio realizado no Centro Pedagógico no meu processo de formação docente, isto possibilitou a produção de um vídeo no sentido de também ajudar a sensibilizar professores e escolas sobre a educação inclusiva.