A TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DENTRO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Amanda Fonseca Soares Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Diogo Fernandes Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabrine Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Inclusão, Educação inclusiva no ensino superior, Estudantes com Transtorno Espectro Autista (TEA)

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar fragmentos da minha trajetória como estudante autista no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais. A metodologia usada foi a produção de uma Autoetnografia, em que revisitei algumas de minhas memórias, no intuito de possibilitar algumas reflexões sobre o processo de educação inclusiva no ensino superior. A expectativa é que essa investigação possa ampliar os olhares de professores e estudantes do ensino superior sobre o autismo, de modo a favorecer uma melhor compreensão acerca das diferenças existentes no processo de ensino e aprendizagem que constitui o universo das pessoas com Transtorno de Espectro Autista. E, dessa forma, contribuir para com a ampliação das possibilidades de garantia do exercício do direito das pessoas autistas no contexto universitário. Como conclusão, observei a importância do Estágio realizado no Centro Pedagógico no meu processo de formação docente, isto possibilitou a produção de um vídeo no sentido de também ajudar a sensibilizar professores e escolas sobre a educação inclusiva. 

Biografia do Autor

  • Amanda Fonseca Soares Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas. Professora de Educação Física do Centro Pedagógico da UFMG. E-mail: amandacpef@hotmail.com 

  • Diogo Fernandes Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Especialista em Educação Física Escolar. Centro Pedagógico & Coltec UFMG. E-mail: diogoaugustobr@hotmail.com 

  • Fabrine Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação FaE UFMG. Professor de Educação Física do Centro Pedagógico da UFMG. E-mail: fabrine.nefcp@gmail.com 

Downloads

Publicado

2025-12-12

Edição

Seção

Artigos Científicos