JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palabras clave:
Jogos, Brincadeiras, EscolaResumen
Este trabalho teve como objetivo compreender as contribuições da produção acadêmica da Educação Física sobre jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. A partir de uma revisão sistemática de sete artigos selecionados entre os anos de 2019 até 2023, investigou-se como essas práticas são organizadas nas aulas de Educação Física e sua relevância para a aprendizagem e o desenvolvimento social, emocional e motor das crianças. Os resultados evidenciaram que o brincar e o jogar são fundamentais para promover a interação social, a construção de vínculos e a formação de significados. Além disso, destacaram-se as brincadeiras de luta e confronto, que, longe de serem problemáticas, podem funcionar como mecanismos de socialização, ajudando as crianças a negociar regras, papéis e identidades. A pesquisa também ressaltou o potencial educativo dos jogos e das brincadeiras para abordar temas como igualdade racial e valorização da diversidade cultural. A análise apontou que, quando integrados a propostas pedagógicas, jogos e brincadeiras ampliam as possibilidades de ensino, contribuindo para a formação integral dos alunos. O estudo reafirma que essas práticas vão além do entretenimento, constituindo-se em espaços de experiências ricas que integram o desenvolvimento físico, social e cultural das crianças. Por fim, este trabalho também refletiu sobre a importância da revisão sistemática como ferramenta metodológica, permitindo uma síntese abrangente e imparcial de estudos anteriores. O conhecimento produzido foi essencial para ampliar a compreensão, uma pedagoga alfabetizadora, sobre o tema e inspirar novas intervenções pedagógicas no contexto escolar.