Claustros Castrados: a ocultação do sujeito sexual no interior dos conventos

Autores

  • Lílian Cristina Bernardo Gomes
  • Warley Alves de Oliveira Graduando em Filosofia (Licenciatura/Bacharelado) pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte. Bolsista do Programa de Iniciação Científica 2016 (PBIC/ISTA).

Palavras-chave:

Sujeito sexual, Sexualidade, Performatividade, Conventos, Queer

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre relações de poder imbricadas na constituição do sujeito sexual no interior dos conventos católicos. Opera-se com a hipótese de que a ordem discursiva na vida religiosa consagrada tem profundas implicações na regulação e ocultação da sexualidade. A metodologia se apoia nas revisões bibliográficas que explicitam tais relações de poder envolvidas na produção dessa sexualidade, de modo a cristalizar padrões de gêneros que são inteligíveis. A partir de uma abordagem filosófica das categorias sexuais tais como são compreendidas pela perspectiva queer, pretende-se expor a inaturalidade do sexo e consequentemente, seu caráter performativo. Em outras palavras, as identidades de gênero não exigem uma relação necessária e inevitável entre as categorias sexuais. A contribuição desse artigo é o de antever possibilidades de deslocamentos do sujeito sexual nos conventos de forma que uma identidade de gênero possa ser ressignificada a partir do conceito de performatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Cristina Bernardo Gomes

Doutora (2009) e Mestre (2004) em Ciência Política pela UFMG. Pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (CNPQ, 2012-2013) e pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAPEMIG, 2010-2011). É Coordenadora Geral do Projeto Terras de Quilombos pela UFMG através de parceria firmada com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/ Nead/Incra). Professora de história do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA). Professora do Mestrado da Unifenas. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCT/UFMG).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-03-24