Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve ser inédito, tanto por meio impresso quanto por meio digital. Por meio digital entende-se um artigo indexado/ISSN, quer em algum periódico eletrônico, quer em atas de congressos
  • Os arquivos para submissão estão em formato de texto do Microsoft Word, extensão *.doc, *.docx ou *.rtf
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está digitado em espaço 1,5, e obedece ao limite de no máximo 8.000 palavras, com a fonte Times New Roman no tamanho 12.
  • Foram observadas as exigências para submissão descritas como exigências para submissão nas Exigências quanto à forma e preparação de manuscritos.
  • No caso submissão de tradução, o autor se comprometer a transferir, como documento suplementar (passo 4), autorização para eventual publicação na revista, datada e assinada pelo(s) responsável(eis) pelos direitos autorais do texto traduzido
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas

Diretrizes para Autores

SUBMISSÕES ONLINE

Já possui um login/senha de acesso à revista ConTextura?
ACESSO

Não tem login/senha?
ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Exigências quanto à forma e preparação de manuscritos

O texto deve ser inédito, tanto por meio impresso quanto por meio digital. Por meio digital entende-se um artigo indexado/ISSN, quer em algum periódico eletrônico, quer em atas de congressos. O tema deve ser pertinente e atual na área de interesse do trabalho submetido. Os objetivos devem ser claramente expostos e a conclusão contemplar os propósitos iniciais. A bibliografia deve ser atualizada e demonstrar conhecimento das pesquisas atuais da área.

 

Exigências para submissão

 

O texto (em Microsoft Word ou RTF) submetido à revista deve ter duas versões:  uma para avaliação, sem nenhuma identificação da autoria do trabalho, e outra completa, contendo informações como vínculo institucional, qualificação, e-mail.

Como parte do processo de submissão, cabe aos que submetem seus trabalhos a verificação da conformidade da submissão aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas.

Título: Times New Roman 16, negrito, centralizado.

Subtítulo: Times New Roman 14, negrito, justificado

Corpo do texto: Times New Roman 12, justificado, sem espaço entre os parágrafos.

Citações: conferir o tópico “Citações” abaixo.

Notas de rodapé: Times New Roman 10, justificado.

Palavras em idioma estrangeiro devem ser colocadas em itálico.

Referências bibliográficas: conferir o tópico “Referências Bibliográficas” abaixo.

Limites de palavras para artigos e resenhas críticas: 8.000 palavras, excetuando notas de rodapé.

Limites de palavras para traduções: 12.000 palavras, excetuando notas de rodapé.

A revista não aceita ensaios e demais tipos de submissão que não sejam artigos, traduções ou resenhas críticas.


Exigências para publicação

 

Referências

Os textos consultados deverão estar listados no final do artigo contendo, caso acessado em tradução, a respectiva tradução, a edição utilizada, o local, editora e a data de publicação. Por exemplo, para o caso de livros:

HIPPOCRATE. Des vents. De l’art. Texto estabelecido e traduzido por Jacques Jouanna. Paris: Les Belles Lettres, 1988. 

PASCAL, B. Pensées in œuvres complètes. Ed. L. Lafuma. Paris: l'Intégrale/ Seuil, 1963. Tradução para o português de Mário Laranjeira, São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ADORNO, T., HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

 

Teses e dissertações 

VARGAS, A.Z. Ambiguidade e barbárie: a natureza nos relatos de desordem na Guerra dos peloponésios e atenienses, de Tucídides. Tese de Doutorado em História, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001. 

 

Capítulos de livros

JOUANNA, J. “La naissance de l’art médical occidental”. In: GRMEK, Mirko D. (Org.) Histoire de la pensée médicale en Occident: Antiquité et Moyen Âge. Paris: Seuil, 1995. p.25-66.

 

Artigos de periódicos

FABRINI, P. e LAMI, A. “Il problema della lingua nello scritto ippocratico De Arte”. In: Rivista critica di storia della filosofia, XXXIV, 1979, p. 123–133.

 

Pede-se cuidado redobrado com pontuação da referência. A referência deve dispor os dados da publicação de modo completo.

 

Citações

Citação indireta e direta curta podem ser indicadas em nota de rodapé ou no corpo do texto. Ambas devem ser referenciadas no sistema autor-data. Exemplo:

Foucault (1975, pp. 90-99) anuncia uma espécie de decálogo, com o qual os reformadores tentam influenciar com eficácia universal os comportamentos sociais da política criminal.

Citações longas deverão aparecer com recuo de 4 cm, sem aspas, precedido e sucedido, no eixo vertical, por um espaço de linha, sem aspas. A referência, no final do texto, deve seguir o sistema autor-data. Exemplo:

 

Assim como a mercadoria é a unidade imediata de valor de uso e valor de troca, o processo de produção, o processo de produção de mercadoria, é a unidade imediata do processo de trabalho e do de valorização. Como mercadorias, isto é como unidade imediata de valor de uso e valor de troca, como resultado, como produto, aparecem ao processo [aus dem Prozess herauskommen], então como um elemento constituinte dele. (Marx, RuP, p. 11).

 

Os títulos, inscritos ao corpo do texto, devem estar em itálico. Exemplo: “Aristóteles, na Metafísica, sustenta a primazia da visão no processo de compreensão da realidade”. As fontes primárias deverão ser citadas a partir das edições de referência e a depender da convenção padrão de citação do filósofo em questão. Exemplo: “Boas vindas ao Íon!” (Plat. Íon 530a); “[...] pois é o mesmo pensar e ser” (DK28B3), etc. 



 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.