A educação sob a perspectiva política de Hannah Arendt

Autores

  • Ana Lúcia Feliciano Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • José Luiz de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Educação, Política, Esferas pública e privada.

Resumo

A tópica da educação perpassa a realidade das instituições humanas, vindo a ser considerada, na sociedade contemporânea, uma das questões de maior destaque. Sob a perspectiva arendtiana, a educação adquire um caráter que nos leva a discutir acerca dos espaços públicos e privados, tendo em vista a análise que Hannah Arendt faz do tema. A pensadora salienta a sua relevância em detrimento da instituição que a caracteriza, ou seja, a escola, constituindo-se um âmbito pré-político, tal como a vida privada. A filósofa alemã ressalta a relevância de tratar a educação a partir da constatação de que desde a modernidade a sociedade vem sendo acometida por uma crise nessa área. Constatamos, como agravante para a crise educacional, a perda de distinção entre o que pertence propriamente ao domínio público e ao privado. Nesse sentido, o papel direcionado à educação parece paradoxal ao ideal de política pretendido por Arendt. Assim, o presente artigo tem como principal objetivo analisar a perspectiva arendtiana em relação à tópica da educação. Trata-se de analisar as considerações acerca do tema feitas pela pensadora sobre o processo de desencontro de finalidades. Nossa tarefa consiste em explicitar que o sistema educacional moderno adquiriu fins que confrontam a verdadeira função que deveria ser desempenhada pela educação, o que gera profundas modificações nas esferas pública e privada.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Feliciano, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduanda em Filosofia e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSJ.

José Luiz de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor do Departamento de Filosofia e Métodos (DFIME) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

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Publicado

2017-04-24