[Chamada para (in)submissões] Dossiê #6 - An-arquia e anarquismos (1º/2023)

30-01-2023

Recebimento de trabalhos no formato de artigos científicos, ensaios, resenhas, entrevistas, textos literários, imagens ou outros formatos que reflitam sobre a temática, com prazo até o dia 31 de maio de 2023.

Um dos elementos que caracterizam nosso tempo é a ubiquidade de dispositivos que capturam, reconfiguram e domesticam pensamentos e práticas democráticas radicais. Nesse sentido, instâncias como o mercado, a universidade e a teologia serviram para enfraquecer até mesmo tradições intensamente críticas, como o anarquismo, transformando-o em mercadoria ou em simples escola filosófico-acadêmica. Nesta edição da (Des)troços pretendemos revisitar os autores clássicos do anarquismo – Mikhail Bakunin, Pyotr Kropotkin, Pierre-Joseph Proudhon, Emma Goldman, etc. – compreendendo que a aposta que fizeram insere-se em uma dimensão muito mais profunda que se relaciona com a falta de fundamento do poder e do ser, ou seja, com a anarquia radical que paradoxalmente nos funda como seres sem fundamento. Uma vez reconhecido, esse poder singular e comum ameaça a estabilidade de todo poder representativo, separativo e hierárquico, como o capitalismo neoliberal. Por isso, além dos clássicos do anarquismo e sua história (prática e teórica) nos séculos XIX e XX, queremos também discutir nesta edição sobre temas contemporâneos, autores e grupos como Giorgio Agamben, Reiner Schürmann, Paul Feyerabend, Tiqqun, Comitê Invisível e muitos outros, para assim liberar o potencial da an-arquia como forma-de-vida singular que vive o tempo-de-agora.

Ressaltamos ainda que, para além desse dossiê temático, a revista (des)troços recebe arremessos em fluxo contínuo de caráter geral que se vinculem ao pensamento radical e à linha editorial do periódico, conforme descrito em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/about. As contribuições devem ser enviadas por meio do sistema OJS, respeitando-se as regras de submissão no caso de textos (https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/about/submissions) até o dia 31 de maio de 2023. As exigências de titulação não se aplicam às autoras de imagens, cujas contribuições serão avaliadas unicamente pela comissão editorial. As contribuições sob a forma de textos serão avaliadas pelo comitê editorial e pelo sistema de double blind review. Uma vez aprovados, textos e imagens serão publicados no quinto número da revista, previsto para ser lançado em julho de 2023.