[Chamada para (in)submissões] Dossiê #7 - Corporeidades e subjetividades queer (2º/2023)

03-06-2023

Recebimento de trabalhos no formato de artigos científicos, ensaios, resenhas, entrevistas, textos literários, imagens ou outros formatos que reflitam sobre a temática, com prazo até o dia 31 de outubro de 2023.

Estamos constantemente confrontados com técnicas cada vez mais avançadas e refinadas do poder, que compõem um regime complexo de controle e exploração da potência vital dos corpos e das subjetividades. Segundo Preciado, esse regime biopolítico, denominado farmacopornográfico, utiliza “o sexo, a sexualidade e a identidade sexual como centro somático-político para produção e governo da subjetividade”. Os corpos são invadidos por dispositivos tecno-políticos que atuam molecularmente para alterar sua constituição, buscando adequá-los às demandas do capital. Nesse contexto, vivemos na era do hiperartificial e da plasticidade dos corpos, em que os limites ontológico-políticos das identidades podem ser administrados e consumidos de maneira flexível.

No entanto, diante dessa evidente plasticidade, nos deparamos com corpos que escapam a esse regime de exploração. Corpos que experimentam novas formas de usar as técnicas somatopolíticas e os biocódigos sociais para produzir efeitos materiais que não se adequem aos desígnios do poder dominante. Nessa edição da (Des)troços, convocamos submissões que reflitam sobre essas corporeidades e subjetividades que desafiam a sua própria contenção, rebelando-se contra a lógica de serem meros objetos das tecnologias do poder. Encorajamos abordagens interseccionais, que considerem as interações complexas entre gênero, sexualidade, raça, classe e outras dimensões sociais na luta por reconhecimento e emancipação desses corpos. Serão bem-vindas reflexões que dialoguem com autoras como Judith Butler, Paul Preciado, Gloria Anzaldúa, Eve Sedgwick, Audre Lorde, Monique Wittig, Teresa de Lauretis, José Esteban Muñoz, Michel Foucault, entre outras. Ativemos corpos vibrantes, plenos e vivos em suas intensidades: corpos queer.

Ressaltamos ainda que, para além desse dossiê temático, a revista (des)troços recebe arremessos em fluxo contínuo de caráter geral que se vinculem ao pensamento radical e à linha editorial do periódico, conforme descrito em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/about. As contribuições devem ser enviadas por meio do sistema OJS, respeitando-se as regras de submissão no caso de textos (https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/about/submissions) até o dia 31 de outubro de 2023. As exigências de titulação não se aplicam às autoras de imagens, cujas contribuições serão avaliadas unicamente pela comissão editorial. As contribuições sob a forma de textos serão avaliadas pelo comitê editorial e pelo sistema de double blind review. Uma vez aprovados, textos e imagens serão publicados no sétimo número da revista, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2023.