[Chamada para (in)submissões] Dossiê #8 – Diferença, antagonismos e imanência: Deleuze, Guattari e outrxs esquizos (1º/2024)

14-11-2023

Recebimento de trabalhos no formato de artigos científicos, ensaios, resenhas, entrevistas, textos literários, imagens ou outros formatos que reflitam sobre a temática, com prazo até o dia 31 de março de 2024.

Cinquenta anos após a primeira publicação d’O Anti-Édipo, a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari continua a ser mobilizada para enfrentar os desafios contemporâneos decorrentes da insustentabilidade do sistema econômico-político capitalista. Os autores compõem um novo paradigma do pensamento no século XX, a partir do que pode ser chamado de filosofia da diferença, marcando uma ruptura radical com a tradição filosófica centrada em ideais universais que favorecem a identidade, a representação e a metafísica. O pensamento da diferença propõe uma compreensão da produção real não a partir de um fundamento geral e universal, mas com base em sua multiplicidade imanente, isto é, como uma produção de vida singular e diversa em si mesma. Nesse sentido, rejeita-se uma unidade homogênea – daí a fórmula n-1, sendo que “uno faz parte do múltiplo, estando sempre subtraído dele” – , e enfatiza-se a potência das singularidades na criação de novas possibilidades.

A diferença, assim, se apresenta como uma ferramenta de resistência ao modo de produção capitalista. A multiplicidade e a diferença desestabilizam as estruturas de controle ao desafiar as categorias preestabelecidas, potencializando a criação de novas formas de ser e de se relacionar. Deleuze e Guattari, ao lado de pensadores(as) como Derrida, Foucault, Negri, Malabou, Irigaray, Bergson, Espinoza e Nietzsche, não apenas constroem uma crítica potente ao status quo, mas também alimentam linhas revolucionárias de transformação social e política. Na presente edição da (Des)troços, convidamos (in)submissões que explorem, a partir do pensamento da diferença, as possibilidades de deslocamentos, rupturas e desvios diante das constantes tentativas de captura e consumo de nossas vidas pelo capital.

Ressaltamos ainda que, para além desse dossiê temático, a revista (Des)troços recebe arremessos em fluxo contínuo de caráter geral que se vinculem ao pensamento radical e à linha editorial do periódico, conforme descrito em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/about. As contribuições devem ser enviadas por meio do sistema OJS, respeitando-se as regras de submissão no caso de textos (https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/about/submissions) até o dia 31 de março de 2024. As exigências de titulação não se aplicam às autoras de imagens, cujas contribuições serão avaliadas unicamente pela comissão editorial. As contribuições sob a forma de textos serão avaliadas pelo comitê editorial e pelo sistema de double blind review. Uma vez aprovados, textos e imagens serão publicados no oitavo número da revista, previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2024.