EDITORIAL - GEONOMOS 24(2): 2016

Authors

  • Equipe Editorial Revista Geonomos

DOI:

https://doi.org/10.18285/geonomos.v24i2.899

Abstract

1º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CARACTERIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA PEDRA (1º SBCCP)


Prezados leitores,

O Volume 24, número 2, da Revista Geonomos traz o estado da arte acerca do conhecimento científico na área da caracterização e da conservação de materiais pétreos aplicados em edificações e outros elementos que integram o patrimônio cultural construído do Brasil.

Em sequência ao I Workshop sobre Patrimônio Geológico Construído: ações em debate, acontecido em Ouro Preto, entre 26 e 28 de setembro de 2013, e ao Curso de Caracterização e Conservação da Pedra, oferecido em Belo Horizonte, entre 01 e 14 de dezembro de 2014, aconteceu o 1º Simpósio Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra-SBCCP. Os trabalhos apresentados no simpósio estão sendo publicados nesse volume dessa revista.

O simpósio foi realizado no Museu Congonhas, Minas Gerais, e teve por referência, não apenas a importância e a necessidade do tratamento de questões técnicas na área, mas, sobretudo, a relevância de um trabalho interdisciplinar para o tratamento de questões envolvendo o patrimônio cultural edificado brasileiro.

Visando esse maior estreitamento de relações entre profissionais que atuam nesse setor e a difusão do conhecimento na área, o evento congregou acadêmicos e profissionais de áreas afins (Arquitetura, Geologia, Química, Conservação, História, Geografia, Arqueologia), de diferentes estados brasileiros, bem como de outros países, que apresentaram e discutiram suas experiências relacionadas com as realidades desse patrimônio para diversas regiões do Brasil. Na oportunidade, foram levantadas possibilidades de abordagens do tema sob a ótica das áreas envolvidas e foram tratadas questões envolvendo políticas relativas à conservação desses bens culturais, buscando-se ainda um estreitamento de relações com instituições que cuidam desse patrimônio. Destaque deve ser dado à oportunidade que permitiu por uma primeira vez, que pesquisadores e práticos (mestres de cantaria) tratassem conjuntamente de questões relacionadas com processos de conservação e manutenção dos materiais pétreos.

Em especial aos leitores da Geonomos, mas a toda comunidade das Geociências, desejamos e esperamos que os resultados aqui divulgados contribuam para intensificar o envolvimento de geólogos com assuntos desse fascinante mundo do Patrimônio Cultural Brasileiro.


Antônio Gilberto Costa
Pela Organização do 1º SBCCP

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-12-31

Issue

Section

Artigos