CONSERVAÇÃO DE ARTE TUMULAR NO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO, EM SÃO PAULO (SP)
DOI:
https://doi.org/10.18285/geonomos.v24i2.880Keywords:
arte tumular, cemitério, conservaçãoAbstract
Resumo
O presente trabalho visa apresentar a experiência de um convênio firmado entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e o Serviço Funerário do Município de São Paulo, no que se denominou Projeto Memória & Vida, um curso de conservação de Arte Tumular ministrado aos servidores dos três principais cemitérios históricos da cidade (Consolação, Araçá e São Paulo) pelo Grupo de Estudos emArte e Arquitetura Cemiteriais (GEAAC).O curso, ministrado em julho de 2016, abordou do ponto dos pesquisadores aulas sobre EducaçãoPatrimonial, Artes Tumulares e os principais materiais presentes nos cemitérios históricos paulistanos a que se pretendem conservar:rochas ornamentais, argamassas históricas e metais. Dos participantes, conta a experiência dos agentes que, diuturnamente, sem que lhes seja exigido nenhuma capacitação técnica, lidam com a limpeza, a conservação e até mesmo com o restauro de peças artísticas earquitetônicas relevantes para a história, muitas das vezes causando-lhes danos irreversíveis. Sem que deixe de falar, a conservação decemitérios históricos perpassa por outras questões aqui abordadas, como a necessidade de testes de produtos de limpeza melhoradequados, a capacitação técnica de quem faz o trabalho (aqui denominados zeladores), a necessidade de conscientização dos proprietários particulares sobre a manutenção constante e a articulação política necessária para se evitar furtos e vandalismos.
Palavras Chave: arte tumular, cemitério, conservação
Abstract
CONSERVATION OF TUMULAR ART IN THE CEMETERY OF CONSOLATION, SÃO PAULO (SP). This paper presents the experience of an agreement between the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo and the Funeral Service of São Paulo, in what is called Projeto Memória & Vida, a funerary art conservation course given to servers the three main historic cemeteries of the city (Consolação, Araçá and São Paulo) by the Grupo de Estudos em Arte e Arquitetura Cemiteriais – GEAAC. The course, delivered in July 2016, addressed the participants and researchers classes on Heritage Education, Barrow Arts and the main materials present in São Paulo historical cemeteries, which are intended to preserve: ornamental, historic mortars and metals. Of the participants, tells the experience of the agents during the daytime, without being required no technical training, deal with the cleaning, conservation and even the restoration of artistic and architectural pieces relevant to the story, often causing them irreversible damage. Without leave to speak, the conservation of historic cemeteries permeates other issues discussed here, such as the need for suitable best cleaning product testing, technical training who does the work (here janitors called), the need for awareness of the owners particular about the constant maintenance and the political organization necessary to prevent theft and vandalism.
Keywords: funerary art, cemetery, conservation
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyrights of the works published in Geonomos are those of the author, with rights of first publication for the journal.