CARACTERIZAÇÃO DA ARGAMASSA E CAMADAS PICTÓRICAS DA PINTURA MURAL "ALEGORIA AO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL PAULISTA" DE FULVIO PENNACCHI)

Authors

  • Patricia Marques Magon Geóloga, mestranda do IGc-USP
  • Eliane Aparecida Del Lama Geóloga, docente do IGc-USP

DOI:

https://doi.org/10.18285/geonomos.v24i2.888

Keywords:

pintura mural, petrografia, argamassa histórica

Abstract

Resumo

Os processos de preservação, conservação e restauração de obras artísticas envolvem diversas áreas do conhecimento, exigindo a atuação de equipes multidisciplinares. A Geologia tem muito a contribuir com o tema, pela identificação e caracterização de materiais geológicos e suas patologias. Este trabalho objetiva a descrição das camadas pictóricas da pintura mural Alegoria ao Desenvolvimento Industrial Paulista do artista Fulvio Pennacchi. Para a descrição material e textural das lâminas foi utilizado microscópio petrográfico Zeiss AXIOPLAN 2. A partir das observações constatou-se que tanto nas camadas de reboco quanto nas camadas pictóricas foi utilizada argamassa de cal. Estudos históricos sobre a obra e as técnicas utilizadas pelo artista sugerem que este mural foi feito predominantemente com a técnica do afresco, como podemos inferir a partir da observação das camadas pictóricas de quatro das cinco amostras estudadas. Esta técnica consiste na aplicação de uma camada fina de argamassa de cal (com ou sem agregados muito finos para texturização) sobre a parede previamente aplainada, camada esta que recebe pigmentos enquanto ainda se encontra úmida. Durante a secagem, os pigmentos se fixam por coesão. As camadas pictóricas das quatro amostras que apresentam características de afresco são compostas de argamassa de cal com ou sem agregados de granulação muito fina; em duas delas a argamassa apresenta-se bem cristalizada, com cristais de calcita bem definidos, nas outras duas a cristalização foi incipiente, com textura de lama carbonática. A quinta amostra, apesar de exibir a mesma sequência de camadas das outras quatro, aparece recoberta por uma camada mais externa composta por material opaco sob o microscópio petrográfico, sugerindo tratar-se de material amorfo.

Palavras Chave: pintura mural, petrografia, argamassa histórica


Abstract

CARACTERIZATION OF MORTAR AND PICTORIAL LAYERS OF PAINTING MURAL ALEGORIA TO PAULISTA INDUSTRIAL DEVELOPMENT OF FULVIO PENNACCHI. The processes of preservation, conservation and restoration of art works involve different areas of expertise, requiring the work of multidisciplinary teams. Geology has much to contribute to these practices, through the identification and characterization of geological materials and their pathologies. This work aims to describe the pictorial layers of the mural Alegoria ao Desenvolvimento Industrial Paulista painted by the artist Fulvio Pennacchi. For the description of the material sand textures, thin sections were prepared and studied under binocular petrographic microscope Zeiss AXIOPLAN 2.From the observations, it was found that both plaster and pictorial layers are composed of lime mortar. Historical studies on the mural and on the techniques used by the artist suggest that it was painted predominantly with the fresco technique, as can beinferred from the observation of the pictorial layers from four of the five samples studied. This technique consists of applying a thin layer of lime mortar (with or without very fine aggregates, for texturing) on the previously levelled wall, which receives pigments while it is still humid. During drying, the pigments are fixed by cohesion. The pictorial layer of the four samples showing fresco characteristics are composed of lime mortar with or without very fine grained aggregates; one of themis composed of subhedral calcite/dolomite crystals, the others present incipient crystallization, with carbonate mud texture. The fifth sample, despite displaying the same sequence of layers of the other four, appear coated by an outer layer composed of opaque material under the petrographic microscope, with characteristics of amorphous material.

Keywords: mural painting, petrography, historical mortar

Published

2016-12-31

Issue

Section

Artigos