Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Chamada para Submissão: Dossiê "Pluralidades e Singularidades: Marcadores Sociais da Diferença"

06-06-2023
  1. Apresentação

1.1 O corpo editorial da Revista Três [...] Pontos tem o prazer de convidar autoras e autores para a submissão de artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência para compor a Edição 18.2: “Pluralidades e Singularidades: Marcadores Sociais da Diferença"

  1. Sobre a temática

2.1 Quem nunca ouviu? Quem nunca viu? Quem nunca foi? Quem nunca pode? É olhando as subjetividades e especificidades de cada grupo que coloca-se em foco o debate sobre os marcadores sociais da diferença. Definidos não por indicadores quantitativos, mas comprovados por eles, os ditos marcadores sociais são termos contrastivos, ou “categorias”, que se referem a um conjunto de variáveis com valores socialmente construídos que atuam nos processos de diferenciação social e de posicionamento dos sujeitos no mundo e em suas relações. 

Nesse sentido, a discussão em torno dessas “categorias” de diferença compreende o indivíduo como um sujeito formado por vivências discursivas nas quais gênero, classe, raça, entre outras, não são considerados meras características particulares ou independentes, mas fatores que se entrelaçam de maneira a produzir maior ou menor inclusão/exclusão social, a depender do quanto confrontam identidades sociais hegemônicas. Dito de outra forma, as desigualdades, preconceitos e estigmas, são produzidas dentro da configuração dos sistemas de classificação social e geram, para além, a constituição de corpos e identidades coletivas. 

Em termo de raça, ao ser compreendida como construção político-social, é uma categoria articulada à prática de hierarquização social de pessoas segundo a cor de sua pele e traços fenotípicos. Em termo de gênero, ao ser compreendido como o conjunto de ideais relativos ao imaginário sexual que pautam ações e trajeitos, faz-se uma categoria que recorta nas convenções de sexo atributos condizentes a alguém. Da mesma forma, sexualidade, classes, gerações, naturalidade, região ou localidade, profissão, idade…, entre outras, são todas marcas socialmente atribuídas que estabelecem níveis de segregação e possibilidades, apreendendo um processo de preconceitos interligados que podem ocorrer de forma escancarada ou silenciosa no cotidiano e são suscitado por narrativas tradicionais e reproduzidos, muitas vezes, em narrativas ficcionais.

Assim, abordar a questão dos marcadores sociais da diferença e das interseccionalidades diz respeito a entender suas raízes, consequências e imbricações que produzem e reproduzem desigualdades, resistências e confrontamento das opressões. Nesse sentido, ciente da relevância do estudo da temática, a Revista Três Pontos convida graduandos e recém-graduados a submeterem artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência que tragam reflexões para as assimetrias produzidas em torno das diferenças.

  1. Da submissão

3.1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com os critérios serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O autor precisa estar vinculado em um curso de Ciências Sociais ou áreas afins, ou ter encerrado seu vínculo em no máximo 1 ano.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • A contribuição deve estar de acordo com as normas de publicação da revista

3.2. O recebimento de trabalhos será feito unicamente por meio do endereço de e-mail revistatrespontos@gmail.com.

  • Não é necessário cadastro no sistema para a submissão de trabalhos.
  • O autor deve inserir no campo “assunto” do e-mail as palavras “Submissão de artigo” (ou o tipo do trabalho correspondente: ensaio, resenha, entrevista ou relato de experiência).
  • O autor deverá inserir no email o arquivo completo do trabalho em formato word e um documento de comprovação do vínculo à graduação de todos os autores, como um comprovante de matrícula, histórico escolar ou diploma de graduação.
  • Para os trabalhos em co-autoria com orientadores é necessário inserir também um documento de comprovação de orientação.
  1. Das normas e diretrizes para submissão

4.1. A Revista Três [...] Pontos recomenda aos seus colaboradores que enviem seus trabalhos condizentes com as seguintes normas:

  • O trabalho precisa se enquadrar em uma das 5 modalidades: artigos, ensaios, resenhas, entrevistas ou relatos de experiência.
  • É permitida a autoria de, no máximo, 5 (cinco) graduandos(as). Não é permitida co-autoria com estudantes de pós-graduação ou professores(as) (a não ser em casos de orientação).
  • Os trabalhos devem conter o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) na margem superior à direita.
  • Os trabalhos devem conter uma identificação do curso de graduação, o nome da universidade seguido da sigla, e um email para contato do(s) autor(es) em nota de rodapé. (Exemplo: Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. E-mail: moraes@hotmail.com.).
  • Os trabalhos deverão seguir as normas de formatação abaixo:
  • Fonte: Times New Roman; 
  • Tamanho: 12; 
  • Espaçamento: entre linhas 1,5; 
  • Margens: 2,5 (todas); 
  • Alinhamento: justificado; 
  • Utilização de Grifos:
    • Aspas (“ “): apenas para metáforas, transcrições e citações; 
    • Negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas e gráficos; 
    • Itálico: apenas para palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando aparecerem no corpo do texto. Somente em casos excepcionais o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões, porém sugerimos que esse artifício seja evitado;
    • Nunca utilizar sublinhado;
  • As imagens (tabelas, quadros, figuras, ilustrações, gráficos e desenhos) que estiverem no corpo do texto devem  ser numeradas e legendadas, com indicação da fonte e acesso na legenda. Os e as proponentes devem apresentar permissão para uso de cada uma das imagens, ou indicar se gozam da condição de Domínio Público;
    • Na submissão do trabalho, é pedido que insiram as imagens em arquivos separados do texto, como documentos suplementares, em alta resolução. Tabelas e quadros devem vir em Word, figuras e ilustrações devem vir em JPEG e gráficos e planilhas em Excel, com indicação de títulos e fontes; 
  • As referências bibliográficas e citações devem estar de acordo com as orientações técnicas recomendadas pela revista apresentadas no link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistatrespontos/about/submissions;

4.2. Os Artigos apresentados deverão seguir conforme as orientações:

  • Mínimo de 25 mil caracteres com espaço e máximo 45 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  • Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.500 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave; 
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words); 
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;

4.3. Os Relatos de Experiências apresentados deverão seguir conforme as orientações:

  • Os relatos de experiência supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos;
  • Mínimo de 10 mil caracteres com espaço e máximo 25 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  • Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.300 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;
  • Para relatos de experiência não é necessária a apresentação de referencial bibliográfico, entretanto, se o(a) autor(a) fizer citação ao longo do texto, esta deve ser incluída nas referências;
  • Recomendamos que o relato siga a seguinte estrutura: introdução, objetivos, metodologias, descrição do contexto e procedimentos, resultados observados e considerações finais;

4.4. Os Ensaios apresentados deverão seguir conforme as orientações:

  • Mínimo de 20 mil caracteres com espaço e máximo de 30 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  • Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.500 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave; 
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words); 
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;.

4.5. As Resenhas apresentadas deverão seguir conforme as orientações:

  • As obras resenhadas deverão ser relevantes para as Ciências Sociais e áreas afins, recomendamos que sejam obras recentes que apontem discussões inovadoras;
  • Mínimo de 8 mil caracteres com espaço e máximo de 15 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, gráficos, tabelas e imagens;
  • É necessário construir um título diferente da obra resenhada;
  • É necessário inserir a referência da obra resenhada abaixo do nome completo do autor da resenha, constando: SOBRENOME, Nome. Título da obra resenhada em negrito: subtítulo sem negrito. Local de publicação: Editora, Ano. Número de páginas;

4.6. As Entrevistas apresentadas deverão seguir conforme as orientações:

  1. As entrevistas devem ter o objetivo de expor a opinião do entrevistado, como também de explorar a complexidade do debate em questão. As entrevistas visam, sobretudo, obter pronunciamentos que estejam propensos a analisar aspectos favoráveis e desfavoráveis do tema abordado;
  2. Mínimo de 8 mil caracteres com espaço e máximo de 15 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
  3. Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.000 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
  • O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
  • No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;
  1. Breve introdução com informações básicas sobre o tema;
  • Recomendamos que a introdução responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”;
  • É necessário que a introdução contenha dados sobre o(a) entrevistado(a), com informações sobre o currículo, instituição a qual está afiliado, produção científica resumida e formação acadêmica;
  • Também é necessário que o entrevistador deve situe seu lugar de fala, contexto e interesse sobre o assunto;
  1. As entrevistas devem ter um mínimo de 8 questões;
  2. É necessário que o autor envie a autorização digitalizada do(a) entrevistado(a), concordando com a publicação do material;
  1. A transcrição da entrevista é de responsabilidade do entrevistador;
  1. Da avaliação dos trabalhos

5.1. Para que o corpo de pareceristas não tenha acesso à identidade do(s) autor(es), a Comissão Editorial fará uma cópia do artigo sem quaisquer dados sobre o autor (nome, instituição, professor orientador, agradecimentos), e tal cópia será enviada para os pareceristas de modo a garantir o anonimato do autor.

5.2. Para garantir uma avaliação mais justa e qualificada a revista adota o sistema de avaliação por pares, enviando a cópia sem identificação para no mínimo 2 pareceristas externos avaliarem.

  1. Disposições Gerais

6.1. Serão desconsideradas as propostas que não atendam às especificações deste edital; 

6.2. A ordem de publicação dos trabalhos selecionados será definida pelo Conselho Editorial da revista. 

6.3. Os autores(as) podem contatar o Conselho Editorial da revista a qualquer momento por meio do e-mail revistatrespontos@gmail.com para solicitar informações ou solucionar dúvidas a respeito da chamada de trabalhos. 

6.4. Os casos omissos nesta chamada serão avaliados pelo Conselho Editorial da revista.

 

Atenciosamente,

Conselho Editorial da Revista Três [...] Pontos