Chamada para Submissão: Dossiê "Pluralidades e Singularidades: Marcadores Sociais da Diferença"
- Apresentação
1.1 O corpo editorial da Revista Três [...] Pontos tem o prazer de convidar autoras e autores para a submissão de artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência para compor a Edição 18.2: “Pluralidades e Singularidades: Marcadores Sociais da Diferença"
- Sobre a temática
2.1 Quem nunca ouviu? Quem nunca viu? Quem nunca foi? Quem nunca pode? É olhando as subjetividades e especificidades de cada grupo que coloca-se em foco o debate sobre os marcadores sociais da diferença. Definidos não por indicadores quantitativos, mas comprovados por eles, os ditos marcadores sociais são termos contrastivos, ou “categorias”, que se referem a um conjunto de variáveis com valores socialmente construídos que atuam nos processos de diferenciação social e de posicionamento dos sujeitos no mundo e em suas relações.
Nesse sentido, a discussão em torno dessas “categorias” de diferença compreende o indivíduo como um sujeito formado por vivências discursivas nas quais gênero, classe, raça, entre outras, não são considerados meras características particulares ou independentes, mas fatores que se entrelaçam de maneira a produzir maior ou menor inclusão/exclusão social, a depender do quanto confrontam identidades sociais hegemônicas. Dito de outra forma, as desigualdades, preconceitos e estigmas, são produzidas dentro da configuração dos sistemas de classificação social e geram, para além, a constituição de corpos e identidades coletivas.
Em termo de raça, ao ser compreendida como construção político-social, é uma categoria articulada à prática de hierarquização social de pessoas segundo a cor de sua pele e traços fenotípicos. Em termo de gênero, ao ser compreendido como o conjunto de ideais relativos ao imaginário sexual que pautam ações e trajeitos, faz-se uma categoria que recorta nas convenções de sexo atributos condizentes a alguém. Da mesma forma, sexualidade, classes, gerações, naturalidade, região ou localidade, profissão, idade…, entre outras, são todas marcas socialmente atribuídas que estabelecem níveis de segregação e possibilidades, apreendendo um processo de preconceitos interligados que podem ocorrer de forma escancarada ou silenciosa no cotidiano e são suscitado por narrativas tradicionais e reproduzidos, muitas vezes, em narrativas ficcionais.
Assim, abordar a questão dos marcadores sociais da diferença e das interseccionalidades diz respeito a entender suas raízes, consequências e imbricações que produzem e reproduzem desigualdades, resistências e confrontamento das opressões. Nesse sentido, ciente da relevância do estudo da temática, a Revista Três Pontos convida graduandos e recém-graduados a submeterem artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência que tragam reflexões para as assimetrias produzidas em torno das diferenças.
- Da submissão
3.1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com os critérios serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O autor precisa estar vinculado em um curso de Ciências Sociais ou áreas afins, ou ter encerrado seu vínculo em no máximo 1 ano.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
- A contribuição deve estar de acordo com as normas de publicação da revista
3.2. O recebimento de trabalhos será feito unicamente por meio do endereço de e-mail revistatrespontos@gmail.com.
- Não é necessário cadastro no sistema para a submissão de trabalhos.
- O autor deve inserir no campo “assunto” do e-mail as palavras “Submissão de artigo” (ou o tipo do trabalho correspondente: ensaio, resenha, entrevista ou relato de experiência).
- O autor deverá inserir no email o arquivo completo do trabalho em formato word e um documento de comprovação do vínculo à graduação de todos os autores, como um comprovante de matrícula, histórico escolar ou diploma de graduação.
- Para os trabalhos em co-autoria com orientadores é necessário inserir também um documento de comprovação de orientação.
- Das normas e diretrizes para submissão
4.1. A Revista Três [...] Pontos recomenda aos seus colaboradores que enviem seus trabalhos condizentes com as seguintes normas:
- O trabalho precisa se enquadrar em uma das 5 modalidades: artigos, ensaios, resenhas, entrevistas ou relatos de experiência.
- É permitida a autoria de, no máximo, 5 (cinco) graduandos(as). Não é permitida co-autoria com estudantes de pós-graduação ou professores(as) (a não ser em casos de orientação).
- Os trabalhos devem conter o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) na margem superior à direita.
- Os trabalhos devem conter uma identificação do curso de graduação, o nome da universidade seguido da sigla, e um email para contato do(s) autor(es) em nota de rodapé. (Exemplo: Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. E-mail: moraes@hotmail.com.).
- Os trabalhos deverão seguir as normas de formatação abaixo:
- Fonte: Times New Roman;
- Tamanho: 12;
- Espaçamento: entre linhas 1,5;
- Margens: 2,5 (todas);
- Alinhamento: justificado;
- Utilização de Grifos:
- Aspas (“ “): apenas para metáforas, transcrições e citações;
- Negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas e gráficos;
- Itálico: apenas para palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando aparecerem no corpo do texto. Somente em casos excepcionais o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões, porém sugerimos que esse artifício seja evitado;
- Nunca utilizar sublinhado;
- As imagens (tabelas, quadros, figuras, ilustrações, gráficos e desenhos) que estiverem no corpo do texto devem ser numeradas e legendadas, com indicação da fonte e acesso na legenda. Os e as proponentes devem apresentar permissão para uso de cada uma das imagens, ou indicar se gozam da condição de Domínio Público;
- Na submissão do trabalho, é pedido que insiram as imagens em arquivos separados do texto, como documentos suplementares, em alta resolução. Tabelas e quadros devem vir em Word, figuras e ilustrações devem vir em JPEG e gráficos e planilhas em Excel, com indicação de títulos e fontes;
- As referências bibliográficas e citações devem estar de acordo com as orientações técnicas recomendadas pela revista apresentadas no link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistatrespontos/about/submissions;
4.2. Os Artigos apresentados deverão seguir conforme as orientações:
- Mínimo de 25 mil caracteres com espaço e máximo 45 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
- Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.500 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
- O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
- No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;
4.3. Os Relatos de Experiências apresentados deverão seguir conforme as orientações:
- Os relatos de experiência supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos;
- Mínimo de 10 mil caracteres com espaço e máximo 25 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
- Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.300 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
- O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
- No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;
- Para relatos de experiência não é necessária a apresentação de referencial bibliográfico, entretanto, se o(a) autor(a) fizer citação ao longo do texto, esta deve ser incluída nas referências;
- Recomendamos que o relato siga a seguinte estrutura: introdução, objetivos, metodologias, descrição do contexto e procedimentos, resultados observados e considerações finais;
4.4. Os Ensaios apresentados deverão seguir conforme as orientações:
- Mínimo de 20 mil caracteres com espaço e máximo de 30 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
- Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.500 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
- O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
- No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;.
4.5. As Resenhas apresentadas deverão seguir conforme as orientações:
- As obras resenhadas deverão ser relevantes para as Ciências Sociais e áreas afins, recomendamos que sejam obras recentes que apontem discussões inovadoras;
- Mínimo de 8 mil caracteres com espaço e máximo de 15 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, gráficos, tabelas e imagens;
- É necessário construir um título diferente da obra resenhada;
- É necessário inserir a referência da obra resenhada abaixo do nome completo do autor da resenha, constando: SOBRENOME, Nome. Título da obra resenhada em negrito: subtítulo sem negrito. Local de publicação: Editora, Ano. Número de páginas;
4.6. As Entrevistas apresentadas deverão seguir conforme as orientações:
- As entrevistas devem ter o objetivo de expor a opinião do entrevistado, como também de explorar a complexidade do debate em questão. As entrevistas visam, sobretudo, obter pronunciamentos que estejam propensos a analisar aspectos favoráveis e desfavoráveis do tema abordado;
- Mínimo de 8 mil caracteres com espaço e máximo de 15 mil caracteres com espaço, excluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, gráficos, tabelas e imagens;
- Um resumo de síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta em até 1.000 caracteres com espaço, em espaçamento simples. Seguido de 3 a 5 palavras-chave;
- O resumo e as palavras-chave deverão ser inseridos em portugues e também em inglês (Abstract) e (Key Words);
- No caso dos resumos em inglês (Abstract), bem como as palavras-chave (Key Words), o Conselho Editorial está autorizada a realizar modificações caso considere conveniente, especialmente quando os resumos não estiverem devidamente elaborados de acordo com critérios gramaticais e semânticos da língua;
- Breve introdução com informações básicas sobre o tema;
- Recomendamos que a introdução responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”;
- É necessário que a introdução contenha dados sobre o(a) entrevistado(a), com informações sobre o currículo, instituição a qual está afiliado, produção científica resumida e formação acadêmica;
- Também é necessário que o entrevistador deve situe seu lugar de fala, contexto e interesse sobre o assunto;
- As entrevistas devem ter um mínimo de 8 questões;
- É necessário que o autor envie a autorização digitalizada do(a) entrevistado(a), concordando com a publicação do material;
- Link para autorização utilizada pela Revista Três Pontos: https://drive.google.com/file/d/1HVLlH4Qy32vAAix7luNG_lAehvRCL4qq/view?usp=sharing;
- A transcrição da entrevista é de responsabilidade do entrevistador;
- Da avaliação dos trabalhos
5.1. Para que o corpo de pareceristas não tenha acesso à identidade do(s) autor(es), a Comissão Editorial fará uma cópia do artigo sem quaisquer dados sobre o autor (nome, instituição, professor orientador, agradecimentos), e tal cópia será enviada para os pareceristas de modo a garantir o anonimato do autor.
5.2. Para garantir uma avaliação mais justa e qualificada a revista adota o sistema de avaliação por pares, enviando a cópia sem identificação para no mínimo 2 pareceristas externos avaliarem.
- Disposições Gerais
6.1. Serão desconsideradas as propostas que não atendam às especificações deste edital;
6.2. A ordem de publicação dos trabalhos selecionados será definida pelo Conselho Editorial da revista.
6.3. Os autores(as) podem contatar o Conselho Editorial da revista a qualquer momento por meio do e-mail revistatrespontos@gmail.com para solicitar informações ou solucionar dúvidas a respeito da chamada de trabalhos.
6.4. Os casos omissos nesta chamada serão avaliados pelo Conselho Editorial da revista.
Atenciosamente,
Conselho Editorial da Revista Três [...] Pontos