Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v.9, n.2, 2012

Mineração, marketing verde e mineiridade: uma análise do Museu das Minas e do Metal e suas estratégias

Enviado
março 12, 2016
Publicado
2016-03-12

Resumo

Este artigo analisa o recém criado Museu das Minas e do Metal sob uma perspectiva crítica, buscando identificar como ele trabalha seu eixo temático, a mineração, sendo um espaço legi- timado de cultura - através de uma bibliografia sociológica relacionada ao estudo das tradições e dos mecanismos legitimadores de culturas nas sociedades modernas. Com tal motivação, viemos a concluir que o Museu se organiza em torno de duas veias principais de apelo: a primeira, que busca relacionar a atividade mineradora como parte intrínseca da formação identitária da nação mineira; a segunda, que procura relacionar os minerais, sua exploração e utilização a critérios atuais do socioambientalismo, exibindo um caráter típico das empresas que empregam como estratégia o marketing verde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.