Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Entrevistas

v.6, n.2, 2009

Entrevista com Fábio Wanderley Reis

  • Frederico Batista Pereira
  • Guilherme Alberto Rodriggues
Enviado
julho 1, 2016
Publicado
2016-07-02

Resumo

Fábio Wanderley Reis é professor emérito do Departamento de Ciência Política da UFMG. Lecionou durante toda a sua carreira neste departamento, tendo sido um de seus fundadores, em 1966. Sua formação acadêmica também se iniciou na UFMG. onde se graduou no antigo curso de Sociologia e Política da Faculdade de Ciências Econômicas, no qual se formaram importantes cientistas sociais brasileiros durantes as décadas de 50 e 60. Posteriormente, cursou pós-graduação em Sociologia na FLACSO (Santiago/Chile) e tornou-se mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de Harvard CEUAJ. Entre os anos de 1980 e 1982, foi presidente da Associação Nacional de Pós-GraduaÇão e Pesquisa em Ciências Sociais CANPOCSJ.

Tem ampla atividade como publicista nas áreas de Sociologia e Ciência Política, trabalhando com temas ligados a desenvolvimento político, autoritarismo e transição; cidadania, estado e mercado; democracia, processo eleitoral brasileiro e questão social; cena mundial e globalização. Entre suas principais obras. estão o livro Os Partidos e o Regime: A Lógica do Processo Eleitoral Brasileiro (1978, São Paulo, Símbolo), do qual foi organizador e autor. e o livro que se origina de E!Ua tese para obtenção do título de professor titular do Depatamento de Ciência Política da UFMG em 19B1, intitulado Política e Racionalidade: Problemas de Teoria e Método de uma Sociologia Crítica da Política (2000, Belo Hori- zonte, Editora da UFMGJ. ;

A entrevista que segue, gentilmente concedida pelo Professor Fábio Reis em dezembro de 2009, permite retomar parte de sua trajetória acadêmica - que se confunde com a própria consolidação das Ciências Sociais no Brasil - e algumas das questões centrais de sua importante obra. 

Downloads

Não há dados estatísticos.