Considerado de “utilidade pública” o Uberlandia Tenis Clube, dentro do notável programa traçado para o Estado pelo Governador Benedito Valadares1: políticas públicas de esporte mineiras que incluíram a cidade Uberlândia (1943)

  • Igor Maciel da Silva

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma das políticas públicas que integraram as cidades de Minas Gerais envolvendo a prática esportiva. A inauguração da Inspetoria de Educação Física como marco inicial, órgão responsável por estabelecer nas cidades mineiras Praças de Esporte, tendo como modelo a primeira Praça, o Minas Tênis Clube de Belo Horizonte. Pretende-se narrar o caso de Uberlândia, cidade de destaque no meio esportivo mineiro que sediou uma das Praças de Esporte Minas Gerais e o Uberlândia Tênis Clube para dirigi-la. A metodologia empregada é o trabalho com fontes primárias, o periódico A Tribuna (Uberlândia, 1923-1944) e a Revista Alterosa (Belo Horizonte, exemplar de 1939) e consulta a referência especializada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Maciel da Silva

Graduando em Educação Física pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Bolsista no Departamento de Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais