O estudo da gestão e das políticas públicas no âmbito da ciência política - Entrevista com a profa. Dra. Telma menicucci

  • Ismael Deyber Oliveira Silva

Resumo

Os estudos sobre gestão e as políticas possuem distintas filiações teóricas e se conformam, para muitos, como uma área multidisciplinar. A ciência política, que tradicionalmente se ocupou do estudo das instituições, dos partidos políticos e dos sistemas eleitorais, tem hoje as políticas públicas como uma subárea em plena ascensão. Para refletir conosco sobre o crescimento desses estudos, convidamos a professora Telma Menicucci, da Universidade Federal de Minas Gerais, que tem se dedicado a entender a entender as políticas públicas nessa disciplina, principalmente as políticas sociais, tornando-se referência no Brasil. Na entrevista, a professora nos contou fatos marcantes de sua trajetória, e também discutiu aspectos do enfoque da ciência política sobre os estudos das políticas públicas, a trajetória do Departamento de Ciência Política, que comemora 50 anos em 2016, a profissionalização da gestão pública e sobre o livro que recentemente organizou em parceria com José Geraldo Leandro Gontijo: “Gestão e Políticas Públicas no Cenário Contemporâneo: tendências nacionais e internacionais” (FIOCRUZ, 2016). 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Deyber Oliveira Silva

Graduando em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Membro do Conselho Editorial da Revista Três Pontos.