Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 18 n. 1 (2021): Temática Livre

SENSIBILIZAÇÃO DO CORPO COMO PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Enviado
julho 7, 2023
Publicado
2023-08-21

Resumo

Este texto apresenta análise dos efeitos da articulação entre ensino de Ciências Sociais e Teatro, trazendo à luz desdobramentos desta prática de ensino, no desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas com estudantes do 3º ano do ensino médio, no âmbito do Programa de Extensão de Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especificamente no Projeto Voos: ação e revolução cultural na EJA-CP-UFMG (VOOS). Tendo como foco a “Sensibilização da corporeidade, formação cidadã e inclusiva”, a situação de “mulheres em cárcere” foi alvo de observações, vivência e reflexões, a partir da experiência dos educandos na peça “Banho de Sol”, da Zula Cia. De Teatro, exibida no Centro Cultural Banco do Brasil . Como resultado de todo este processo, tivemos um transbordamento de saberes para fora do espaço (escola), do tempo (tempo de aula) e de sujeitos (educador e educandos) (SCHWEIG, 2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.