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Artigos

v. 18 n. 1 (2021): Temática Livre

CIÊNCIA E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE CONTROVÉRSIAS E POTENCIALIDADES

Enviado
julho 7, 2023
Publicado
2023-08-21

Resumo

A obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no ensino médio nas escolas brasileiras se dá desde 2008. Recorrentemente vinculada a ideologias de esquerda e ameaçada de extinção pelos setores conservadores, seguir a docência em Sociologia é, muitas vezes, enfrentar um cenário de instabilidade. Frente a isto, uma das estratégias docentes é a defesa da Sociologia como Ciência: dura, objetiva e dotada de contornos precisos. Sendo assim, Ciência e Educação são categorias constantemente tensionadas nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. O presente artigo busca discutir quais noções de ciência(s) são mobilizadas neste contexto multifacetado, a partir de três acontecimentos notáveis, ocorridos em espaços formativos de professores de Sociologia. Dessa forma, a docência e a escola se constituem enquanto campos ativos de questionamento e investigação sobre as definições de ciência e pesquisa científica.

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