Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 18 n. 1 (2021): Temática Livre

O USO POLÍTICO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA GUINÉ-BISSAU: O FACEBOOK NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2019

Enviado
setembro 19, 2023
Publicado
2023-09-19

Resumo

O crescimento da comunidade guineense nas redes sociais nos últimos anos gerou novos conflitos sociais e políticos, que transformaram essas redes em espaços de ação coletiva e discordância política, usados pelos cidadãos para defender suas convicções ideológicas e partidárias. Perante a esse contexto, observa-se a polarização de opiniões e ataques aos adversários, comportamentos recorrentes da comunidade guineense nas redes sociais. Este artigo tem como objetivo analisar o uso do Facebook como o instrumento de comunicação nas eleições de presidenciais da Guiné-Bissau de 2019, a partir da análise das interações, discussões políticas e discordância de opiniões. Conclui-se que as mídias digitais são um mecanismo de participação dos cidadãos no debate público assim como um recurso para arregimentar eleitores nas campanhas eleitorais.

Downloads

Não há dados estatísticos.