
Este texto apresenta análise dos efeitos da articulação entre ensino de Ciências Sociais e Teatro, trazendo à luz desdobramentos desta prática de ensino, no desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas com estudantes do 3º ano do ensino médio, no âmbito do Programa de Extensão de Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especificamente no Projeto Voos: ação e revolução cultural na EJA-CP-UFMG (VOOS). Tendo como foco a “Sensibilização da corporeidade, formação cidadã e inclusiva”, a situação de “mulheres em cárcere” foi alvo de observações, vivência e reflexões, a partir da experiência dos educandos na peça “Banho de Sol”, da Zula Cia. De Teatro, exibida no Centro Cultural Banco do Brasil . Como resultado de todo este processo, tivemos um transbordamento de saberes para fora do espaço (escola), do tempo (tempo de aula) e de sujeitos (educador e educandos) (SCHWEIG, 2015).