Aller directement au menu principal Aller directement au contenu principal Aller au pied de page

Artigos

Vol. 18 No 2 (2024): Dossiê As Sobrinhas de Zora Hurston

Solidões que perpassam a pessoa negra no espaço universitário: Perspectivas e experiências de estudantes negras à luz do pensamento de Zora Neale Hurston

  • Joyce de Souza Marrocos
  • Thamyres da Silva Pacheco
Soumis
août 31, 2024
Publiée
2024-08-31

Résumé

Este artigo explora algumas vivências com enfoque na solidão da mulher negra no espaço universitário, à luz do pensamento de Zora Neale Hurston. Conhecida por sua obra Their Eyes Were Watching God (1937) e por suas colaborações à antropologia cultural, Zora contribuiu com uma perspectiva fundamental na compreensão das complexidades raciais enquanto mulher e negra, integrando diversos ambientes, incluindo acadêmicos, predominantemente brancos. Através de uma disciplina optativa, os docentes desenvolveram um breve estudo das camadas de isolamento, exclusão e resistência que marcaram as trajetórias acadêmicas. As solidões experimentadas são multifacetadas, incluindo a invisibilidade dentro da sala de aula, a falta de representatividade no corpo docente e a exclusão de redes acadêmicas. Este trabalho contribui para a compreensão das barreiras ainda presentes no ensino superior e destaca a importância de políticas de inclusão que vão além do acesso, promovendo um ambiente verdadeiramente acolhedor e equitativo, possibilitando não somente a ocupação, mas também a permanência e manutenção nos respectivos espaços. Assim, a reflexão de Zora sobre identidade e resistência cultural, enquanto pesquisadora negra, oferece um quadro teórico essencial para analisar e confrontar essas dinâmicas no contexto universitário contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.