Corpo, sujeito e experiência: rede telemática, TV e leitura
DOI:
https://doi.org/10.17851/1809-8150.1.1.22-35Keywords:
meios, experiência, identidade.Abstract
Resumo: O presente artigo investiga a experiência do sujeito perante as telas e os textos verbais. É dada ênfase aos meios TV, rede telemática e livro, embora eventualmente se aborde também o jornal impresso e o rádio. Argumenta-se que o limite entre real e virtual é mais complexo (senão impossível) de ser apontado do que parece, pois diante dos meios virtualizadores nos encontramos em um entre-lugar. Discute-se ainda a identidade do sujeito perante os meios, sugerindo estar aí o cerne da questão sobre o que os meios virtuais significam, do ponto de vista social e político, para o homem contemporâneo.
Palavras-chave: meios; experiência; identidade.
Abstract: The present essay looks at the subject’s experience before the screens and verbal texts. Emphasis is given on TV, Internet and book, although radio and newspaper are also approached. It is argued here that the limits between reality and virtuality are more complex (if not impossible) to be pointed out than it normally seems to be, for before the virtualizing media we find ourselves in between. The identity of the subject before the media is also discussed; it is suggested that this discussion is crucial for an understanding of what the media might mean for contemporary man from the social and political points of view.
Keywords: media; experience; identity.