A importância dos afetos familiares e escolares na formação do leitor
DOI:
https://doi.org/10.17851/1809-8150.2.4.31-42Keywords:
letramento, memórias, leitores.Abstract
Resumo: Este artigo procura discutir alguns aspectos de uma pesquisa mais ampla, intitulada “De leitores a escritores”. São apresentadas e analisadas algumas situações de letramentos (apropriações e usos da escrita e da leitura) de leitores que vieram a se tornar escritores. Embasam teoricamente essa pesquisa conceitos dos estudos sobre os letramentos, que têm sido proficuamente desenvolvidos no Brasil, a sociologia da educação e das práticas culturais (principalmente através do pensamento de Pierre Bourdieu) e conceitos oriundos da teoria da literatura.
Abstract: This text aims at discussing some aspects of a larger research entitled “From readers to writers”. An analysis of some practices of literacies of readers who became writers will be conducted. The research is theoretically framed by studies of literacies that are being adopted and developed in Brazil, but also by concepts from sociology of education and of cultural practices (mainly through Pierre Bourdieu works) as well as literary theory.
Keywords: literacy; literary memories; readers.