Estratégias de formação do hábito de leitura

Autores

  • Juliana Xavier de Castro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

formação de leitores, mídia, recepção de textos.

Resumo

Resumo: Este trabalho teve como objetivo observar e analisar as estratégias de formação do hábito de leitura dos participantes de duas oficinas de letramento e inclusão digital realizadas, respectivamente, pelo Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto (FALE/UFMG) e pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Belo Horizonte. A partir da observação das oficinas e da análise dos dados à luz de bibliografia específica, verificou-se que a formação de leitores não contempla satisfatoriamente o uso de bibliotecas da região, mas explora os recursos de multimídia (TV, vídeo e computador) o que denota, na atualidade, uma profunda mudança na recepção de textos literários.

Resumen: Este trabajo tiene por objetivo observar y analizar las estrategias de formación del hábito de lectura de los participantes de los talleres de letramento e inclusión digital realizados, respectivamente, por el Programa de Enseñanza, Investigación y Extensión A tela e o texto (FALE/UFMG) y por
el Programa de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en Belo Horizonte. A partir de la observación de los talleres y del análisis de los datos a la luz de la bibliografia específica, se verificó que la formación de lectores no contempla satisfactoriamente el uso de bibliotecas de la región y
explota los recursos de multimedias (televisión, vídeo y ordenador), lo que denota, en la actualidad, un profundo cambio en la recepción de textos literarios.

Palabras clave: formación de lectores; mídia; recepción de textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-30