As metáforas e o cinema de animação: uma análise do filme Meow!
Mots-clés :
metáforas, analogias, animação cinematográfica.Résumé
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar as intenções e os significados atribuídos por Marcos Magalhães às metáforas presentes no filme Meow!Por meio de entrevista semi- estruturada, registraram-se as intenções e os significados atribuídos pelo produtor para cada cena ou personagem. Os resultados foram analisados e discutidos tendo como suporte teórico as proposições de Lakoff & Johnson(1), dentre outros. A conclusão a que se chega é que o autor seleciona alguns aspectos de nossas experiências culturais, ao mesmo tempo em que simplesmente desconsidera outros, o que faz do seu filme o veículo de uma realidade metafórica. Nesse sentido, a metáfora apresenta-se como um recurso de fundamental importância para a expressão artística de Marcos Magalhães que, por meio do filme, expõe sua visão de mundo e seus posicionamentos político e ideológico.
Abstract: This article aims at presenting intentions and meanings attributed by Marcos Magalhães to the Meow! film. Through a semi-structured interview, the intentions and meanings attributed by the producer, to each scene or character, had been registered. The results had been analyzed and discussed having as theoretical support the proposals of Lakoff & Johnson (2002), amongst others. The conclusion is that the author selects some aspects of our cultural experiences, and at the same time do not consider others, so, this makes the film a vehicle for a metaphoric reality. In this sense, the metaphor is presented as a resource of extreme importance for the artistic expression of Marcos Magalhães, which through the film, shows his vision of the world and his ideological political position.
Keywords: metaphors; analogies; cinematographic animation.