Recursos cinematográficos na prosa pop de André Sant’Anna
Palavras-chave:
literatura pop, cinema, André Sant’Anna.Resumo
Resumo: No discurso literário pop, é notável a fusão de linguagens e
referências. Considerando-se o texto pop pós-moderno de André Sant’Anna como objeto, é possível observar de que maneira os recursos cinematográficos são utilizados no processo de construção das narrativas “Aquarius”, conto publicado em Amor e outras histórias, e Sexo, romance subseqüente. Com base nos estudos de Marinyze Prates de Oliveira sobre a ficção de João Gilberto Noll, a partir da sistematização do uso dos recursos cinematográficos na literatura contemporânea, é possível afirmar que a prosa pop de André Sant’Anna é perpassada pela presença de estratégias narrativas do cinema.
Abstract: The fusion of languages and references is remarkable in pop literary discourse. Taking as subject André Sant'Anna's post-modern pop text, it's possible to see how cinematographic strategies are used in the creative process of the narratives Aquarius, a short-story published in Amor e outras histórias, and Sexo, Sant'Anna's subsequent novel. Based on the researches by Marinyze Prates de Oliveira about João Gilberto Noll's fiction, and on the systematizing of the uses of cinematographic strategies in contemporary literature, it's possible to state that André Sant'Anna's pop prose is marked by the presence of narrative strategies of cinema.
Keywords: pop literature; cinema; André Sant'Anna.