Análise do uso do Whatsapp por pessoas idosas com baixa escolaridade

Main Article Content

Eunice Ribeiro Moreira
Fábio Corrêa
Dárlinton Barbosa Feres Carvalho
Vinícius Figueiredo de Faria
Presleyson Plínio de Lima

Abstract

Objetivo: Analisar as dificuldades de pessoas idosas, com baixa escolaridade, em relação ao uso dos WhatsApp. Método: Por meio de uma abordagem qualitativa-quantitativa, e técnica experimental, esta pesquisa, de cunho aplicado-descritivo, analisou o uso do aplicativo com cinco pessoas idosas, pais e mães que fazem uso do WhatsApp a mais de dois anos. Resultado: Os resultados expressam que a baixa escolaridade não pode ser anunciada como o motivo determinante para a dificuldade no uso, pois aspectos relativos ao avanço da idade, de ordem física, psíquica, bem como social, não podem ser desconsiderados, haja vista que conformam a completude de características intrínsecas da pessoa idosa. Conclusões: A replicação desta pesquisa com pessoas idosas de escolaridade de nível superior em diante é sugestão de pesquisa futura, visando concluir ou inferir, de modo cumulativo, se a escolaridade se apresenta como um fator de entrave ao uso do WhatsApp.

Article Details

Section

Research Articles

Author Biographies

Eunice Ribeiro Moreira, Universidade FUMEC

Eunice Ribeiro Moreira. Mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, desenvolvendo pesquisa com foco na comunicação através da tecnologia utilizada pelos idosos. É Professora de Jornalismo Digital.

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor e Mestre em Ciência - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação (DCOMP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Vinícius Figueiredo de Faria, Universidade FUMEC

Professor, consultor, pesquisador e sócio fundador responsável pela gestão estratégica da empresa MVA Assessoria Financeira. Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Presleyson Plínio de Lima, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento, Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento.

How to Cite

Análise do uso do Whatsapp por pessoas idosas com baixa escolaridade . (2025). Advances in Knowledge Representation, 5(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/advances-kr/article/view/55373