Fototerapia no tratamento da mucosite oral: uma revisão de literatura

Resumo

Introdução: A mucosite oral é uma complicação frequente, originada a partir da quimioterapia e radioterapia utilizadas no tratamento do câncer de cabeça e pescoço.

Objetivo: O presente estudo tem por objetivo relatar as características da mucosite oral e o efeito da fototerapia no tratamento desta condição.

Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Web of Science, Scopus, PubMed e Scielo. A estratégia de busca foi baseada na pesquisa dos descritores "LLLT", "Low-Level Laser Therapy", "Light, phototherapy", "phototherapy", "Photobiomodulation Therapy" "Photobiostimulation Laser Irradiation", "Laser", "Mucositis" e "Oral Mucositis".

Resultados: Após a análise dos artigos completos, 22 artigos foram considerados adequados para serem incluídos na revisão, sendo um publicado em 2012 (4,5%), um em 2013 (4,5%), dois em 2015 (9,1%), dois em 2016 (9,1%), quatro em 2017 (18,2%), nove em 2018 (40,9%) e três em 2019 (13,7%).

Conclusão: Pode-se concluir que a laserterapia é eficaz na prevenção e tratamento da mucosite oral induzida por quimioradioterapia, reduzindo a dor e promovendo a cicatrização tecidual.

Descritores: Mucosite oral. Fototerapia. Laser. Terapia com Luz de Baixa Intensidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-18
Como Citar
Lacerda-Santos, J. T., de Alencar Fernandes Neto, J., & Chaves de Vasconcelos Catão, M. H. (2019). Fototerapia no tratamento da mucosite oral: uma revisão de literatura. Arquivos Em Odontologia, 55. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/12250
Seção
Artigos