Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito destina-se exclusivamente à Revista Arquivos em Odontologia

Diretrizes para Autores

Conteúdo

  1. Submissão
  2. Missão e escopo
  3. Categorias e requisitos do manuscrito
  4. Preparando sua submissão
  5. Políticas editoriais e considerações éticas
  6. Processo de publicação após a aceitação
  7. Pós-publicação
  8. Detalhes de contato do escritório editorial

 

  1. SUBMISSÃO

Obrigado pelo seu interesse na Arquivos em Odontologia. Observe que a submissão implica que o conteúdo do manuscrito não foi publicado ou submetido para publicação em outro lugar, exceto como resumo nos anais de um evento científico.

Os arquivos adequados para a submissão, de acordo com as Diretrizes para Autores, devem ser submetidos on-line.

Esta revista não cobra taxas de submissão.

Serão recebidos para publicação artigos redigidos em inglês, espanhol e português, ficando a sua revisão, bem como o conteúdo dos textos das citações e das referências bibliográficas, sob responsabilidade dos autores. 

Importante: os manuscritos aceitos para publicação poderão ser submetidos à revisão gramatical e de estilo no idioma Inglês/Espanhol. Os autores serão solicitados a encaminhar o texto revisado com o certificado de revisão fornecido pela Editora de sua escolha, de modo que os custos ficarão sob a responsabilidade dos autores.

 

  1. MISSÃO e ESCOPO

A revista Arquivos em Odontologia (ISSN: 2178 - 1990) é uma publicação científica contínua do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO-UFMG). A revista tem classificação B3 Qualis Capes (Odontologia) e é revisada por pares (sistema duplo-cego). A missão da revista é promover e divulgar a produção intelectual no campo da saúde e da educação em Odontologia e áreas afins, avaliando e publicando artigos originais de pesquisa básica e aplicada nas seguintes categorias: pesquisa original, revisões sistemática e integrativa, casos clínicos, cartas ao Editor e editorias. Os artigos publicados são disponibilizados de forma gratuita através da plataforma SEER.

 

  1. CATEGORIAS E REQUISITOS DO MANUSCRITO

Podem ser submetidos trabalhos para as seguintes seções:

Artigos originais: resultados de pesquisas de natureza experimental ou observacional, original e inédita, que possam ser replicados e/ou generalizados e as pesquisas de metodologia qualitativa, de modo geral.

Revisão integrativa ou sistemática da literatura: contribuição que utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma área particular de estudo, realizado de maneira sistemática e ordenada, favorecendo o aprofundamento do conhecimento do tema investigado.

Casos clínicos: Os relatos de caso devem ter valor educacional ou destacar a necessidade de uma mudança na prática clínica ou abordagens de diagnóstico/prognóstico. Os autores são incentivados a descrever como o relato de caso é raro ou incomum, bem como seus méritos educacionais e/ou científicos na carta de apresentação que acompanha a pré-submissão do manuscrito. Recomendamos consultar o CARE Guidelines para orientações detalhadas para a elaboração de relatos de caso (disponível em www.care-statement.org).

Carta ao editor: As cartas devem assumir uma das seguintes formas: uma reanálise substancial de um artigo publicado anteriormente na Revista Arquivos em Odontologia ou em outro periódico; um artigo que levanta questões de interesse geral para o amplo público leitor da Revista Arquivos em Odontologia; um breve relatório dos resultados da pesquisa adequados ao escopo da revista e de particular interesse para a comunidade. O manuscrito deve ser limitado a 800 palavras. Figuras ou tabelas não são permitidas.

Editoriais: Devem incluir evidências que sustentem a opinião do(s) autor(es) sobre um tema científico e ser limitadas a 500 palavras. Figuras ou tabelas não são permitidas.

 

  1. APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

O manuscrito deve ser submetido em arquivos separados: folha de rosto; arquivo de texto principal; figuras.

Como os artigos são revisados ​​por pares, exceto a folha de rosto, nenhum arquivo deverá incluir informações que possam identificar os autores.

O manuscrito deverá ser enviado em formato digital compatível com Microsoft Word em formato DOC ou DOCX. O texto deverá ser formatado em tamanho A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12, e margem de 3cm em cada um dos lados. Todo o texto deverá conter espaço de 1,5, inclusive a página de identificação, resumos, agradecimentos e referências.

O arquivo do texto principal (incluindo agradecimentos, referências bibliográficas, tabelas e legendas de figuras) deverá ter um limite máximo de 30.000 caracteres. Todas as páginas deverão ser numeradas a partir da página do título.

Folha de rosto

A primeira página do trabalho deverá conter:

  • Título do artigo: deverá ser apresentada primeiramente a versão do título no idioma inglês e no idioma do manuscrito (espanhol ou português), redigido de forma concisa e completa. Para artigos redigidos em inglês, não é necessária a inclusão do título em outro idioma.
  • Nome completo de todos os autores na ordem direta seguido de sua afiliação institucional, ORCID e e-mail.
  • Endereço completo, telefone e e-mail do autor correspondente, a quem deverá ser encaminhada toda a correspondência referente ao processo de submissão e publicação do artigo.
  • Descrição das contribuições dos autores, usando papéis definidos pelo CRediT.
  • Declaração de conflito de interesses (vide abaixo)

Arquivo de texto principal

O arquivo de texto principal deverá ser organizado do modo abaixo:

Título, resumo e palavras-chave

Texto principal

Referências

Tabelas completas

Legendas de figuras

Figuras e material suplementar (se relevante) devem ser submetidos como arquivos separados.

Título do artigo: de acordo com as instruções para a folha de rosto.

Resumo: deverá ser estruturado em Introdução, Objetivo, Materiais e Métodos (explicitando a análise estatística utilizada, se adequado ao tipo de estudo), Resultados e Conclusões, e conter no máximo 300 palavras.

Descritores: entre três e seis palavras-chaves que identifiquem o conteúdo do artigo. Para consulta, verificar a lista nos endereço eletrônicos http://decs.bvs.br ou https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/

Introdução: resuma a justificativa com embasamento científico e inclua o objetivo do estudo, citando apenas referências pertinentes.

Materiais e Métodos: apresente os materiais e métodos em detalhes suficientes para permitir a confirmação das observações e reprodutibilidade da metodologia.

O periódico Arquivos em Odontologia apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaio Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo. Para ensaios clínicos realizados no Brasil, os autores devem, preferencialmente, apresentar o número de registro no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (http://www.ensaiosclinicos.gov.br).

De acordo com a Equator Network (http://www.equator-network.org), a Arquivos em Odontologia recomenda a utilização de checklists para a apresentação de artigos:

- Revisões sistemáticas/Meta-análise: PRISMA (http://www.prisma-statement.org/)

- Ensaios clínicos: CONSORT (http://www.consort-statement.org/)

- Estudos observacionais: STROBE (https://www.strobe- statement.org/index.php?id=strobe-home)

- Estudos de acurácia diagnóstica: STARD (http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/stard/)

- Estudos de protocolos: SPIRIT (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/spirit-2013-statement-defining-standard-protocol-items-for-clinical-trials/)

- Relatos de caso clínico: CARE (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/care/)

- Estudos qualitativos: COREQ (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/)

Resultados: apresente os resultados em uma sequência lógica no texto, tabelas e figuras. Não repita no texto todos os dados das tabelas ou figuras; enfatizar apenas observações importantes.

Discussão: apresente a discussão com um parágrafo resumindo a pesquisa principal. Enfatizar aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões que decorrem deles. Não repita em detalhes dados ou outro material fornecido na Introdução ou seção Resultados.

Conclusões: aponte de modo conciso as conclusões da pesquisa, não simplesmente afirmando os resultados.

Abstract: artigos submetidos em português, espanhol ou inglês devem incluir o Abstract antes da lista de Referências, seguido dos Uniterms.

Agradecimentos (quando houver): informe os nomes de colegas que fizeram contribuições substanciais para o estudo. As fontes de financiamento da pesquisa devem ser incluídas nesta seção.

Referências: os nomes dos autores citados no texto devem ser omitidos e substituídos pelo número sobrescrito correspondente ao da citação bibliográfica.

As referências devem ser listadas pela ordem de aparecimento no texto.

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

Exemplos de referências

Artigo de periódico

Até seis autores, citar todos; se forem sete ou mais, citar os seis primeiros e acrescentar “et al.”.

Loverplace BM, Thompson JJ, Yukas RA. Evidence for local immunoglobulin for synthesis in periodontitis. J Periodont Res. 1982; 53:629-30.

Autor corporativo

European Collaborative Study. Risk factors for mother-to-child transmission of HIV-1. Lancet. 1992; 339:1007-12.

Volume com suplemento

Geraud G, Spierings EL, Keywood C. Tolerability and safety of frovatriptan with short- and long-term use for treatment of migraine and in comparison with sumatriptan. Headache. 2002;42 Suppl 2:S93-9.

Número com suplemento

Glauser TA. Integrating clinical trial data into clinical practice. Neurology. 2002;58(12 Suppl7):S6-12.

Livros

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

Capítulos de livros

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

Trabalhos apresentados em congressos, seminários, reuniões, etc.

Christensen S, Oppacher F. An analysis of Koza’s computational effort statistic for genetic programming. In: Foster JA, Lutton E, Miller J, Ryan C, Tettamanzi AG, editors. Genetic programming. EuroGP 2002: Proceedings of the 5th European Conference on Genetic Programming; 2002 Apr 3-5; Kinsdale, Ireland. Berlin: Springer; 2002. p. 182-91.

Teses/Dissertações

Oliveira, AMSD. Avaliação da prevalência e severidade da periodontite em indivíduos com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio [dissertação]. Belo Horizonte (MG): Faculdade de Odontologia da UFMG; 1997.

Homepage/Web

Cancer-Pain.org [Internet]. New York: Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000-01 [updated 2002 May 16; cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.cancer-pain.org/.

Tabelas: as tabelas devem ser confeccionadas em programa compatível com “Microsoft Word for Windows”, numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte superior. A sua referência no texto é feita em algarismos arábicos. As tabelas devem ser inseridas depois das referências, no final do arquivo de texto. Deverá ser indicado, no texto, o local onde serão inseridas.

Figuras: gráficos, desenhos e fotografias são classificadas como figuras. As figuras utilizadas devem ser aquelas estritamente necessárias à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte superior. Devem ser apresentadas em páginas separadas (final do artigo) e deverá ser indicado, no texto, o local onde serão inseridas. Gráficos, desenhos e fotografias deverão ser enviados em formato TIFF ou JPEG em alta resolução (mínimo de 300 dpi).

Material suplementar: as informações do material suplementar não são essenciais para a compreensão do artigo. Entretanto, permitem um maior conhecimento sobre os dados disponibilizados. Serão considerados tabelas, figuras, vídeos, dados, etc. Para submissões, eles devem ser fornecidos como arquivos separados, mas referidos no texto.

Checklist para submissão inicial

Devem ser enviados os seguintes arquivos:

  • Carta de Encaminhamento ao Editor
  • Declaração de Direitos autorais e Responsabilidade assinada por todos os autores (modelo disponível aqui)
  • Cópia do certificado de aprovação pelo Comitê de Ética (quando aplicável)
  • Folha de rosto contendo o nome dos autores, afiliações, endereço para correspondência, contribuições dos autores e declaração de conflito de interesse (modelo disponível aqui)
  • Manuscrito, sem a identificação dos autores e afiliações
  • Figuras
  • Material suplementar (se houver)

Custo para publicação

Não são cobradas taxas para submissão e publicação dos artigos.

 

  1. POLÍTICAS EDITORIAIS E CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

Critérios de avaliação

Os trabalhos serão avaliados inicialmente pelos Editores Científicos e Assistentes quanto ao cumprimento das normas de publicação. Em caso de inadequação, serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação de mérito.

Uma vez aprovados quanto à forma de apresentação, os trabalhos serão submetidos ao processo de revisão por pares e duplo-cego. A revisão por pares é a avaliação crítica dos manuscritos por especialistas que podem ou não ser parte do comitê editorial. Os trabalhos serão analisados por pelo menos dois revisores de unidades distintas à de origem dos artigos, além dos Editores Científicos e Corpo Editorial. Os nomes dos revisores permanecerão em sigilo entre si, bem como os dos autores perante os primeiros, ou seja, nem os autores nem os revisores conhecem a identidade uns dos outros.

Os Editores Científicos e Corpo Editorial possuem plena autoridade para avaliar o mérito dos trabalhos e decidir sobre a conveniência de suas publicações com ou sem alterações, podendo inclusive, devolvê-los aos autores com sugestões para que sejam feitas as alterações necessárias no texto e/ou ilustrações. Nesse caso, é solicitado ao autor o envio da versão revisada contendo as devidas alterações. Aquelas que porventura não tenham sido adotadas deverão ser justificadas através de carta encaminhada pelo autor. A nova versão do trabalho será reavaliada pelos revisores e, novas revisões podem ser solicitadas em quantas rodadas de avaliação os revisores e Editores Científicos considerarem relevante.

Os trabalhos que não forem aprovados para publicação terão seu processo encerrado em caráter definitivo.

Princípios para Publicação de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos e Animais

Os critérios éticos da pesquisa deverão ser respeitados. Para tanto, os autores devem explicitar que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões éticos e aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa da instituição, humano ou animal, onde a pesquisa foi realizada. As pesquisas que envolvem seres humanos devem ser realizadas de acordo com a Declaração de Helsinki (World Medical Association). Os artigos originais devem ser acompanhados de uma cópia do certificado de aprovação do Comitê de Ética da instituição em que a pesquisa foi realizada.

As pesquisas envolvendo seres humanos devem declarar no arquivo do texto principal que os voluntários deram o consentimento informado. O anonimato do voluntário deve ser sempre preservado. Para isso, as fotografias devem ser editadas para evitar o reconhecimento da identidade. Em situações onde a identidade não pode ser preservada, é exigido o envio de uma declaração assinada pelo voluntário autorizando a Arquivos em Odontologia a publicar a imagem ou fotografia. Esta declaração deverá ser enviada durante a submissão inicial do seu manuscrito.

Divulgação de Conflitos de Interesse

Todos os autores devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar de forma inadequada (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais interesses concorrentes incluem empregos, honorários de consultorias, propriedade de ações, pedidos/registros de patentes e concessões ou outros financiamentos, etc. Para isso, os autores devem divulgar quaisquer interesses no arquivo da folha de rosto. Se não houver interesses a declarar, indique o seguinte: “Declarações de interesses: nenhum”.

Se o artigo for aceito para publicação, esta informação será incluída na seção final.

Direitos autorais e declaração de responsabilidade

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à revista Arquivos em Odontologia, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico (nacional ou internacional) tanto no que se refere ao texto como às figuras e tabelas.

As opiniões e conceitos emitidos são de responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos Editores Científicos e Corpo Editorial.

Os autores devem assinar e encaminhar uma Declaração de Direitos Autorais e Responsabilidade (modelo disponível aqui).

A detecção de plágio está prevista para ser realizada no início do processo de avaliação do manuscrito pela equipe editorial da Revista.

O Código de Conduta do COPE orientará os editores em casos de suspeita de má conduta, mesmo para submissões que não pretendem publicar.

Propriedade intelectual

A Arquivos em Odontologia deterá os direitos autorais e de publicação de todos os artigos publicados, incluindo traduções.

Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

A revista é online e de acesso aberto e gratuito.

 

                 6. PROCESSO DE PUBLICAÇÃO DEPOIS DE ACEITO

Após o aceite do manuscrito, o mesmo será encaminhado para a equipe de diagramação. Após a diagramação do artigo, o autor correspondente será contatado por e-mail para aprovação da versão final do artigo. Com a aprovação final dos autores, o artigo será encaminhado para publicação no site da revista.

 

              7. PÓS-PUBLICAÇÃO

Para melhor promover o seu artigo, a sua publicação poderá ser compartilhada através da mídia social, em sites e canais de colaboração acadêmica uma vez que a publicação na Arquivos em Odontologia é de livre acesso.

Respondendo a possíveis más condutas/comportamentos inadequados, reclamações e recursos.

O Código de Conduta do COPE orientará os editores em casos de suspeita de má conduta, mesmo para submissões que não pretendem publicar.

Fluxogramas do COPE (http://publicationethics.org/resources/flowcharts)

Em casos de plágio, fabricação de dados ou disputa de autoria, a Arquivos em Odontologia notificará outros autores diretamente envolvidos com o manuscrito e informará o editor. Os editores podem consultar o COPE e outras orientações:

http://publicationethics.org/cases

http://publicationethics.org/resources/flowcharts

http://publicationethics.org/resources/guidelines

Opções da revista para discussões e correções pós-publicação

A Arquivos em Odontologia também lidará com correções de artigos já publicados, esclarecimentos, retratações e desculpas, quando necessário. As retratações seguirão as orientações do COPE sobre retratações (http://publicationethics.org/resources/guidelines).

 

               8. ENDEREÇO DO ESCRITÓRIO EDITORIAL:

Arquivos em Odontologia - Faculdade de Odontologia da UFMG

Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - sl 3312 - Campus Pampulha

CEP: 31.270-901

Belo Horizonte – MG, Brasil

E-mail: odontoarquivos@gmail.com

https://periodicos.ufmg.br

 

Patrocinadores

A publicação da revista é financiada com recursos dos:

Programa institucional de Atribuição de DOI a Periódicos Científicos da Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG

Programa Institucional de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.