Assistência odontológica à gestante: conhecimento e prática de dentistas da rede pública e seu papel na rede cegonha

  • Camila Bernardi Uniplac
  • Anelise Viapiana Masieiro
  • Janete Bertan de Oliveira

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento e a prática de cirurgiões-dentistas da rede pública de um município de médio porte do Sul do Brasil acerca da assistência odontológica prestada à gestante.

Métodos: Estudo transversal de abordagem quantitativa. Foram entrevistados 42 cirurgiões-dentistas, atuantes na Atenção Básica e no Centro de Especialidades Odontológicas do município. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 7 itens relativos ao perfil sociodemográfico e 21 questões relacionadas à assistência odontológica às gestantes.

Resultados: O perfil dos profissionais caracterizou-se pela predominância de profissionais do sexo feminino, formados em instituições de ensino particulares, especialistas e que prestam serviço no âmbito público e privado. De maneira geral, o conhecimento identificado foi satisfatório. Contudo, lacunas em relação ao uso de alguns medicamentos foram identificadas. Em relação à prática, observou-se que, apesar de os profissionais concordarem em realizar procedimentos menos invasivos, eles demonstraram certa resistência em executar extrações dentárias e radiografias. Quando comparados os resultados, considerando-se o nível de atenção, não houve diferença estatística no que se refere ao conhecimento (p = 0,161). Entretanto, diferença estatisticamente significativa foi encontrada na prática da assistência odontológica (p < 0,001), sendo o melhor resultado detectado em profissionais atuantes nas Unidades Básicas de Saúde.

Conclusão: Os índices de conhecimento em relação à assistência odontológica no pré-natal foram satisfatórios, entretanto, não se reproduzem totalmente na prática. Neste contexto, reforça-se a importância da formação em saúde para o trabalho interprofissional, no intuito de melhorar as condições de saúde bucal e sistêmica de gestantes, puérperas e bebês.

Descritores: Assistência odontológica. Gestantes. Cuidado pré-natal. Odontólogos. Descrição de cargo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-26
Como Citar
Bernardi, C., Viapiana Masieiro, A., & Bertan de Oliveira, J. (2019). Assistência odontológica à gestante: conhecimento e prática de dentistas da rede pública e seu papel na rede cegonha. Arquivos Em Odontologia, 55. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/12557
Seção
Artigos