Propriedades físico-químicas de cimentos endodônticos à base de óxido de zinco e eugenol

  • Gabriela Alves de Santana Castro Centro Universitário Uninovafapi
  • Malena Ana Silva Morais Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Carlos Alberto Monteiro Falcão Centro Universitário Uninovafapi
  • Luciana Reinaldo Lima Centro Universitário Uninovafapi
  • Maria Ângela Arêa Leão Ferraz Centro Universitário Uninovafapi

Resumo

Objetivo: Analisar as propriedades físico-químicas, escoamento, tempo de presa, solubilidade e alteração dimensional, dos cimentos endodônticos à base de óxido de zinco e eugenol: Endomethasone N, Endofill e Grosmann, de acordo com a especificação número 57 da American Dental Association.

Métodos: Realizou-se os testes nas condições ambientais de 23° ± 2°C e 50 ± 5% de umidade relativa do ar, mantidas 48 h antes dos procedimentos, repetindo-se cinco vezes e obtendo-se uma média aritmética.

Resultados: Os cimentos à base de óxido de zinco e eugenol analisados apresentaram tempo de endurecimento elevados, para o teste de escoamento, o Endofill e Grossman apresentaram-se acima do estabelecido. Em relação à solubilidade, o Endomethasone N esteve dentro do padrão e os demais cimentos excederam.

Conclusão: Todos os cimentos analisados obtiveram valores diferentes do recomendado para alteração dimensional. Nenhum dos cimentos enquadrou-se completamente nas normatizações.

Descritores: Odontologia. Propriedades físicas e químicas. Pesquisa em odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-07
Como Citar
Alves de Santana Castro, G., Silva Morais, M. A., Monteiro Falcão, C. A., Reinaldo Lima, L., & Arêa Leão Ferraz, M. Ângela. (2020). Propriedades físico-químicas de cimentos endodônticos à base de óxido de zinco e eugenol. Arquivos Em Odontologia, 56. https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e19
Seção
Artigos