Efeitos do uso de produtos clareadores de autoaplicação sobre a superfície de uma resina composta nanoparticulada

  • Alex Correia Vieira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Mario Cezar Silva de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Adriana Castro Vieira Andrade Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Mariana Ferreira Leite União Metropolitana de Educação e Cultura
  • Francine Lima Gonçalves Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jaine Rocha e Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Objetivo: Avaliar a alteração da rugosidade superficial de uma resina composta nanoparticulada (Filtek Z350 XT®) após o uso de produtos clareadores de autoaplicação contento baixa concentração de peróxido de hidrogênio.

Métodos: Para isto, foram confeccionados 30 corpos de prova deste material, divididos aleatoriamente em 3 grupos com 10 amostras cada, da seguinte forma: G1 (grupo controle) no qual as amostras não foram submetidas à ação de nenhum produto clareador; G2, realização de procedimento clareador com peróxido de hidrogênio a 10% (Crest 3D White Professional Effects Whitestrips®) em 2 aplicações de 30 minutos, por 10 dias consecutivos; e G3, tratamento com peróxido de hidrogênio a 7,7% (pincel Pretty Smile®) com o mesmo número de aplicações, tempo e dias do G2. Após este período cada corpo de prova foi analisado no rugosímetro Surftest SJ-301, para determinar a sua rugosidade superficial média. Estes dados foram então submetidos à análise estatística por meio da análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey, nível de significância de 5% para comparações múltiplas.

Resultados: Ao final do experimento, houve diferenças estatísticas significantes entre o grupo controle (G1) e os demais grupos (G2 e G3), com p < 0,05. Porém, quando analisados apenas os grupos submetidos ao clareamento com o peróxido de hidrogênio em diferentes concentrações (G2 e G3), não foi encontrada diferença significativa (p > 0,05).

Conclusão: Após 10 dias, os produtos clareadores testados determinaram aumento significativo nos valores de rugosidade superficial média da resina composta nanoparticulada.

Descritores: Clareamento dental. Peróxido de hidrogênio. Resinas compostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-14
Como Citar
Correia Vieira, A., Silva de Oliveira, M. C., Castro Vieira Andrade, A., Ferreira Leite, M., Lima Gonçalves, F., & Rocha e Silva, J. (2020). Efeitos do uso de produtos clareadores de autoaplicação sobre a superfície de uma resina composta nanoparticulada. Arquivos Em Odontologia, 56. https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e26
Seção
Artigos