Hospitalização para casos de câncer de boca e faringe no Brasil

Autores

  • Thalita Lucas Brum Moreira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Waneska Alexandra Alves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lucas de Paula Lopes Rosado Universidade Estadual de Campinas
  • Brisa Ketrine Lustosa Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sibele Nascimento de Aquino Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e20

Resumo

Objetivo: Avaliar a internação hospitalar por câncer de boca e faringe no Brasil no período de 2008 a 2017.

Métodos: Estudo das internações por estas neoplasias registradas no Sistema de Informação Hospitalar disponíveis no DATASUS/MS entre 2008 e 2017.

Resultados: Foram registradas 263.556 mil internações por câncer de boca e faringe. O Sudeste apresentou a maior frequência de casos (44,3%). A maior taxa de internação ocorreu no Sul (19,6/100 mil habitantes). As maiores taxas de letalidade encontradas foram no Norte (12,7%) e Sudeste (12,3%). Houve um predomínio de internações em regime privado (53,5%) e em caráter de urgência no Brasil (53,5%). A média de permanência hospitalar foi de 6,4 dias. A taxa de letalidade em caráter de urgência foi maior do que em caráter eletivo. A taxa de internação apresentou tendência decrescente e a taxa de letalidade hospitalar, tendência de incremento de 0,2% a cada ano. A análise de índice de desenvolvimento humano médio e taxa de internação mostrou correlação moderada positiva entre essas variáveis e as regiões do país. Houve maior custo médio em reais por internação hospitalar em caráter eletivo e a região Centro-Oeste obteve maior média de custo financeiro (por guia autorizada) nesta modalidade.

Conclusão: Observa-se um elevado número de internações por estes tipos de câncer no Brasil, além de um acentuado custo e alta média de permanência hospitalar, sendo variável entre as regiões do país.

Descritores: Neoplasias bucais. Hospitalização. Mortalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Lucas Brum Moreira da Silva, T. ., Alexandra Alves, W. ., de Paula Lopes Rosado, L., Ketrine Lustosa Souza, B. ., & Nascimento de Aquino, S. . (2020). Hospitalização para casos de câncer de boca e faringe no Brasil. Arquivos Em Odontologia, 56. https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e20

Edição

Seção

Artigos